quinta-feira, 28 de julho de 2011

Fronteiras Perde Seu Melhor Prefeito, Saudades...


JOSÉ PEDRO SOBREIRA
( DEZINHO )


Aos 27 dias do mês de agosto de 1930, nasceu na fazenda “Cruz das Almas”, pertencente à data Macacos do povoado de São Julião do município de Fronteiras – PI, o Sr. José Pedro Sobreira (Dezinho Sobreira) filho de Pedro Rodrigues Sobreira e Raimunda Ana da Silva.
Teve como irmãos do 1º casamento:
Otacília (in memoriam)
Ocília (in memoriam)
Carolina
Gualdi (in memoriam)
Severo I (in memoriam)
Severo II
Raimunda (in memoriam)

do 2º casamento:
Francisca
Francinete
Edgar

Passou sua infância na fazenda, trabalhando na roça, cuidando dos animais, especialmente de gado, exerceu sua primeira atividade profissional como vaqueiro, onde praticava a pegada de boi na caatinga (bioma natural do sertão nordestino), esporte que ele adorava, onde se tornou um grande admirador das festas de apartação (vaquejadas).
Trabalhando com seu pai comercializaram gêneros alimentícios transportados em lombo de animais (burros,jumentos e cavalos), da localidade “Caribas” no município de Novo Oriente – PI, onde moravam alguns de seus familiares como o Senhor Zé Sobreira, seu padrinho de batismo, homem rico,valente e respeitado.
O comércio cresceu, chegando ao ponto de comprarem um caminhão, de marca Chevrolet na década dos anos 50. Sendo um dos primeiros moradores de São Julião a possuir transporte próprio.
Seu pai sempre lhe confiou, dando-lhe total apoio nas suas iniciativas e decisões... Filho querido e amado, Dezinho com suas peculiaridades, como homem vaidoso e namorador conquistou o  coração da sua amada e querida “Teresinha Pereira” adquirindo,então outro caminhão, esse da marca GMC, utilizando para os diversos fins: comercial, social e esportivo.
Este caminhão era visto quase que diariamente em Fronteiras onde amigos e amigas de Dona Teresinha passeava com ela, dentre elas, cita-se Almerinda, Senhora de confiança do Sr. Norberto Ângelo Pereira (sogro do Dezinho).
O namoro se tornou firme e forte, participando de festas, leilões e outras atividades no interior.
 Daí aconteceu o casamento de Dezinho Sobreira com Teresinha Pereira, cerimônia essa realizada no dia 28 de setembro de 1957 na Igreja de São Miguel, em Pio IX. Tendo como padrinhos Zuca Berto e Lourdes Mota, Celso Ângelo e Toinha
Deste casamento tiveram 8 filhos:

Norberto Ângelo Pereira Sobreira (Advogado)
José Pedro Sobreira Filho (Advogado)
Francisco de Borja Pereira Sobreira (Eng. Civil)
João Agripino Pereira Sobreira (Acadêmico de Geografia-incompleto)
Miguel Ângelo Pereira Sobreira (Farmacêutico/Bioquímico)
Conceição de Maria Pereira Sobreira (Advogada/Teológa)
Ana Teresa Pereira Sobreira (Geográfa)
Rafaella Cínthya Pereira Sobreira (Ens.Médio)

Netos/Netas:

Samantha Sobreira (Comunicação/Jornalismo)
Juliano Pereira (Informática)
Sarah Sobreira (Advogada)
João Felipe (Adm. Empresa)
Halley Ângelo (Cirugião Dentista)
Stéphannie Cavalca (Advogada)
João Fernando (Estudante)
Scarllatti Ohanna (Estudante)
Maria Teresa (Nutrição/Serviço Social)
Samuel Pedro (Advogado)
Lavoisier D’Angellis (Farmácia)
Maria Alice (Acadêmica de Medicina)
Pedro Constâncio (Estudante)
Alexandre Borja (Estudante)
Lorena Sobreira (Estudante)
Letícia Pereira (Estudante)
Enzo Gabriel (Estudante)
Giovanna Pereira (BB)
Bisneto/Bisneta:
Ana Maria (Estudante)
Arthur Ângelo (BB)

Este casamento durou mais de 53 anos de entendimento, amor e compreensão. Durante este tempo surgiu à necessidade dele ir trabalhar no Maranhão, sendo que D. Teresinha ficou exercendo a profissão de Professora pelo Estado no município de Fronteiras.
            Quando ele voltou foi trabalhar no DNOCS como motorista, emprego arranjado pelo seu cunhado Dr. Edgar Pereira, através do  Deputado Federal João de Moura Santos, do DNOCS partiu para a política, sendo candidato a vereador em 1958. Quando São Julião ainda pertencia a Fronteiras, em função disto, foi um dos mais votados.
 Exerceu cinco mandatos de vereador, sendo sempre o mais votado da cidade; com seu trabalho ganhou a simpatia e apoio dos fronteirenses, quando o inesquecível Dr. Marcelo e sua mãe Dona Quinô. Lançaram sua candidatura a Prefeito. Sendo bem aplaudida e referendada pelo povo, Sobreira ganhou também o apoio do 3º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção) consagrando sua vitória.
 Governou Fronteiras com muito amor por seis anos, tendo na sua gestão como prefeito dois anos de prorrogação.
Teve ao seu lado a experiência e competência de Dona Zeneide Viana que o assessorou profissionalmente.
Através do Dr. Edgar Pereira, seu cunhado, profissional competente, tiveram a visão empreendedora, culminando com a implantação da fábrica de cimento Itapissuma S/A do grupo NASSAU, empreendimento que inaugurou a indústria de base no Piauí; em parceria com o Grupo João Santos e o apoio dos tios da sua esposa Jaime Pereira, Francisco Messias de Sousa e do Sr. Manoel Pereira Bezerra, construíram o AEROPORTO João Pereira dos Santos Filho.
A criação e posterior instalação da agência do Banco Brasileiro de Descontos -  BRADESCO, Banco do Brasil S/A.
No seguimento comunicações implementou o sinal de televisão através da Rede Clube de Televisão, afiliada da Rede Globo.
Nas telecomunicações, implementou telefone fixo convencional, conveniado com a TELEPISA.
No segmento infra-estrutura a construção dos primeiros conjuntos habitacionais COHAB e BELA VISTA.
Conseguiu junto ao 3º BEC a duplicação da Avenida sete de setembro, construção de QUADRA ESPORTIVA , além de obras diversas.
Na educação implantou o ensino médio “Logos II” (curso de capacitação profissional para professores) e o supletivo correspondente ao ensino fundamental, além do MOBRAL que já tinha.
Criou a primeira escolinha de alfabetização municipal, que foi entregue as dinâmicas professoras: Gêsa, Francisca Barbosa, Vilma e Verinha.
 Construiu duas salas de aulas no Colégio Benjamim Batista e duas no Ginásio Nossa Senhora de Fátima.
 Na saúde construiu duas enfermarias com 08 leitos cada no hospital  Norberto Ângelo Pereira, construiu Postos de Saúde em várias localidades.
Na agricultura sempre valorizou o homem do campo, construindo barragens, açudes, barreiros, poços artesianos, etc. levou água através de carros pipas as comunidades mais distantes e necessitadas, distribuiu sementes para o plantio, abriu e conservou estradas em todo município.
Realizou várias vaquejadas, esporte que ele mais gostava, trazendo fazendeiros, agricultores, misses, lideranças políticas como senadores, governador, deputados, prefeitos, vereadores, entre outros.
 Incentivou e apoio os esportes em todas as modalidades, em especial o futebol de campo, levando a seleção de Fronteiras a várias cidades do Piauí, inclusive participando do torneio intermunicipal.
 Recebeu uma comitiva de oito senadores da República Federal do Brasil entre eles o Exmo. Sr. Paulo Brossard, Alberto Silva e Valdão Varjão, somente três cidades do Piauí foi escolhidas pelo Senado: Fronteiras, Picos e Teresina.
 Recebeu do General João Batista de Figueredo, então Presidente da República distintivo condecorativo como “Bom Prefeito”, com gravação da letra “B” em bronze para os escolhidos.
 Foi recebido em Picos pelo Ministro Mário Andreazza, para falar sobre problemas de seca e marcou a sua ida a Brasília onde consegui mais carros pipas e novas frentes de serviços, sendo entrevistado pela jornalista Glória Maria, matéria que veio a público em rede nacional pelo Jornal Hoje da TV Globo e em outra oportunidade pelo jornalista Francisco José, matéria veiculada pelo Jornal Nacional da TV Globo.
Terminou assim o seu mandato como homem público.
Exerceu a atividade pública pautada nos princípios da moralidade, legalidade e transparência.
Finalmente manteve o compromisso, respeito, dedicação e carinho pelo seu povo.
Deus concede o tempo certo, no momento certo.
Tempo para plantar e colher, para chorar e sorrir,
Para amar e perdoar, para nascer e viver.
Tempo para voltar ao Pai e adormecer em paz.
Então compreendemos que tudo o que Deus fez, dura para sempre...

·         Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé.
José Pedro Sobreira (Dezinho Sobreira) partiu para o plano celestial por insuficiência respiratória às 12h30min. do dia 26 de abril de 2011  na sua residência em Teresina. Seu corpo repousa em paz no cemitério Jardim da Ressurreição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário