sábado, 6 de outubro de 2012

PI: 11 municípios não conhecerão prefeitos no domingo de eleição


Eleitores de 11 municípios do Piauí irão às urnas no domingo (07) mas não conhecerão seus prefeitos no mesmo dia. Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Haroldo Rehem, candidatos nesses municípios tiveram o registro indeferido e entraram com recursos.


Desembargador Haroldo Rehem, presidente do Tribunal Regional do Piauí


Nesses casos, não havia tempo para substituição dos dados dos candidatos nas urnas eletrônicas. "Eles serão votados normalmente e, somente depois das eleições, o TRE julgará e darão ou não aos candidatos os votos contabilizados", explica o desembargador. 


Quando há desistência ou negativa do registro junto ao TRE, um substituto deve ser apresentado. Porém, nesses 11 municípios, não houve tempo hábil para a inserção dos dados dos substitutos nas urnas. 


Em cinco municípios, os candidatos com problemas que ganharem não podem ser diplomados. São eles: Brasileira, Fronteiras, Milton Brandão, Prata do Piauí e Santa Cruz dos Milagres. Nos outros seis municípios, os prefeitos podem ser diplomados, mas continuam respondendo e podem ser retirados do cargo.


"O candidato que não mais é candidato receberá essa votação e, vingando o nome do substituto, os votos serão destinados ao substituto ou não. Na hora do voto aparecerá a foto do candidato antigo. Se não houve substituição, pode ter certeza que o eleitor vai votar em candidato inexistente e os votos são anulados", explicou.


O desembargador alertou ainda para que o eleitor, partidos e candidatos denunciem os crimes eleitorais, principalmente a boca de urna. 


"A orientação que toda e qualquer pessoa deva fiscalizar a lisura da eleição. Se tiver conhecimento de prática de crime imediatamente comunique a polícia, ao juiz eleitoral, ao cartório", disse.


Leilane Nunes
leilanenunes@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário