sábado, 14 de fevereiro de 2015

Bebê nasce “grávida” na China

Uma garotinha nascida em Hong Kong (China) em 2010 tinha poucos meses de vida quando os médicos suspeitaram de que ela teria dois tumores no abdômen. Os pais ficaram aflitos e, depois dos exames, receberam uma notícia boa e uma ruim.
A bebê não tinha tumores (notícia boa)… mas tinha dois fetos na barriga!
Ela pesava apenas 9 kg quando foi diagnosticada, mas tinha gêmeos com coluna vertebral, intestinos, medula óssea, tecido cerebral, caixa torácica e cordão umbilical desenvolvidos. A julgar pelas partes do corpo que encontraram no bebê, os médicos estimam que os gêmeos encontrados na barriga da garota teriam cerca de 10 semanas de idade quando pararam de se desenvolver.
O fenômeno só foi publicado agora, depois de estudos que explicaram que a garota sofria da rara condição de fetus in fetu (ou gêmeo parasita), em que o corpo do bebê acaba absorvendo o feto malformado de um irmão gêmeo, ainda na barriga da mãe!
Autores do estudo constataram que os fetos parcialmente formados e a menina possuem o mesmo DNA, o que poderia indicar que a mãe estaria inicialmente grávida de trigêmeos idênticos, mas os pesquisadores não têm certeza de que foi isso mesmo o que aconteceu.
Casos como este só foram descritos 100 vezes na literatura médica mundial, e a paciente só pôde fazer uma cirurgia para retirá-los quando completou 3 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário