domingo, 8 de setembro de 2013

INTELIGÊNCIA X SABEDORIA

Estudo Bíblico UMP 31.07.10
Pastoral 01.08.10 

“O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.” Provérbios 1:7.

Que fique bem claro: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Até parece que é tudo igual, mas não é. Uma pessoa pode ser muito inteligente e não ter sabedoria. Nem todo sábio é culto, e nem todo inteligente é sábio. 

Segundo o dicionário, inteligência é: “faculdade de conhecer, de compreender: a inteligência distingue o homem do animal.” A sabedoria é definida como: “qualidade ou caráter de sábio. Acúmulo de muitos conhecimentos; grande instrução; ciência, erudição, saber.” Olhando essas duas definições entendemos a dificuldade de muitos em compreender a diferença entre os dois termos, pois eles são muito parecidos em seu significado. Quando se busca uma definição de termos encontramos diversas, partindo de diversos pontos de vista: social, cultural, etc. Vamos tentar entender o assunto à luz da Bíblia. 

Biblicamente o sábio é aquele que teme ao Senhor. Pode ser uma pessoa sem muito estudo ou cultura, pode ser até um analfabeto, mas se esta pessoa teme a Deus é um sábio. A pessoa inteligente adquire cultura e conhecimento, e sempre se destaca perante a sociedade. Porém se tal pessoa despreza a sabedoria e o ensino que vem de Deus, é um louco. De que lhe valerá todo o conhecimento do mundo, se quando morrer for lançado no inferno de fogo? 

Desse ponto de vista, qualquer pessoa, por mais humilde que seja, mas que crê e teme ao Senhor Deus, é mais sábia do que qualquer pessoa que não teme a Deus, por mais inteligente e culta que seja: o mais letrado escritor, o mais gabaritado médico, o cientista mais reconhecido, etc.

Nosso inimigo, o diabo, por exemplo, é astuto e mordaz, extremamente maligno e capaz de armar ardilosas ciladas, porém essa (louca) inteligência maligna capaz de arquitetar os mais terríveis planos de destruição e morte, não tem uma unha de sabedoria. Ele cai em sua estupidez e sabe que pouco tempo lhe resta (Ap 12:12).
            
“Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste século, faça-se estulto para se tornar sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles.” 1 Coríntios 3:18,19.

Através da ótica divina revelada na Bíblia, muitos conceitos mudam, aquilo que para a humanidade é a nata de toda a sabedoria, para Deus nada é sem a Sua bênção. “Faça-se estulto”, (que não tem sabedoria, para com o mundo), “para tornar-se sábio” (para com Deus). “a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus”, certamente porque o homem natural faz as coisas como se Deus não existisse, ignorando os Seus mandamentos. Quando por fim a sua vida terminar, irá ele para o inferno com toda a sua arrogância e loucura.

Quanto ao crente, por mais que ele seja chamado de louco, ou de ignorante pelos incrédulos, irá gozar eternamente a presença de Deus nos céus. Sejamos inteligentes e sábios aos olhos de Deus primeiramente, ainda que aos olhos do mundo sejamos tidos por loucos. Uma boa semana e que Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário