terça-feira, 28 de junho de 2016

CIÊNCIA BENEFÍCIOS DO SONO Você está dormindo o suficiente? 6 benefícios incríveis que dormir traz para você

POR Melinda Johnson, de HUFFPOST BRASIL ATUALIZADO EM 28/06/2016

beneficios do sonoiStock

Como professora universitária, vivo cercada por jovens que não dormem o suficiente e que às vezes se orgulham de sua condição crônica de privados de sono, trocando figurinhas para ver quem dormiu menos antes de um exame importante.
Mas a verdade é que deixar de dormir o suficiente é contraproducente, quer você fique acordado para estudar para um exame ou ?queime a vela nas duas pontas? (ou seja, acorde cedo e durma tarde) por outras razões. Pesquisas já mostraram claramenteque dormir o suficiente nos ajuda a ter um desempenho melhor em tarefas mentais e também quando se trata de memorizar informações.
Veja seis outras razões por que ir para a cama cedo deve ser uma prioridade.
1. Evita resfriados
Um estudo publicado em abril no periódico JAMA Internal Medicine concluiu que as pessoas que dormem cinco horas ou menos por noite têm mais chances de ter tido um resfriado ou outra infecção nos últimos 30 dias.
Essa informação confirma os resultados de estudos anteriores, incluindo um em que o vírus do resfriado foi dado propositalmente aos participantes para ver quais deles adoeceriam. Os participantes que dormiam menos horas tiveram probabilidade quase três vezes maior de contrair um resfriado, comparados aos que dormiram oito horas ou mais.
2. Nós nos exercitamos melhor
Já foi comprovado que o exercício físico melhora nossa capacidade de dormir bem, e o inverso também é verdade: dormir bem melhora nossa performance quando malhamos. Por outro lado, pesquisas revelam que quando você não dorme o suficiente, é mais difícil se exercitar, de modo que seu treino será mais curto ou menos intenso.
Estudos feitos com atletas indicam que a performance em esportes pode ser prejudicada quando a pessoa não dorme o suficiente e que a recuperação após a prática do exercício leva mais tempo.

beneficios do sonoiStock

3. Controla os hormônios do apetite
Nosso corpo tem hormônios que estão sempre ativos, criando sensações de fome ou saciedade. Estudos de laboratório feitos com humanos mostram que os hormônios da fome ? grelina, leptina e insulina ? deixam de atuar corretamente quando o sono é interrompido antes da hora.
Além disso, os estudos constataram que a sensação de fome aumenta quando as pessoas não dormem o suficiente e que as pessoas que não dormiram o suficiente tendem a escolher alimentos ?reconfortantes?, com teor calórico mais alto.
4. Ajuda a prevenir enxaqueca
Em estudo sul-coreano, pessoas que sofrem de enxaqueca usaram um diário em seus smartphones para anotar suas dores de cabeça e tentar identificar os gatilhos comuns das enxaquecas.
Os três gatilhos principais identificados foram sono insuficiente, fadiga e estresse. Outro estudo publicado no periódico Headache demonstrou uma redução nas enxaquecas quando as mulheres que tendem a apresentá-las dormiam mais.
O sono fomenta o controle do nível de glicose no sangue.
5. Melhora o controle de açúcar no sangue
Quando rapazes saudáveis passaram três noites seguidas sem dormir o suficiente, dentro de um estudo publicado no periódico Diabetologia, eles acabaram em condições pré-diabéticas. O teor de ácidos graxos livres em seu sangue subiu, dificultando o trabalho da insulina de reduzir o açúcar no sangue. Outro estudo feito com quase 15 mil adultos coreanos encontrou um vínculo entre privação de sono por menos tempo e nível mais alto de glicose no sangue, especialmente em homens.
6. Ajuda no combate à obesidade
Muitos estudos observacionais já apontaram uma ligação entre obesidade e sono inadequado, em crianças e adultos. Isso provavelmente se deve a uma série de fatores. Para começar, pessoas sonolentas têm menos chances de se exercitar e tendem a fazerdecisões alimentares piores.
Mas há outros fatores que também entram em jogo, como o índice metabólico mais baixo e a intensificação dos desejos alimentares. Um estudo publicado na revista Obesity mostrou que o índice metabólico matinal é mais baixo quando as pessoas não dormiram o suficiente.
Outro estudo, este da Universidade da Pensilvânia, demonstrou que ocorre mais ganho de peso em pessoas que seguiram um programa de privação de sono, comparadas às pessoas que puderam dormir o suficiente.
Como dormir o suficiente?
Comece adotando uma rotina e um horário regular para ir para a cama, acrescente a prática de exercícios físicos durante o dia, reduza o consumo de cafeína depois do meio-dia, limite sua ingestão de nicotina e álcool, deixe seu quarto escuro, fresco e silencioso, e, se for preciso, consulte um especialista em sono.

Desconfiamos mais dos políticos quando estamos com sono

Fica mais difícil dar trela para discursos carismáticos depois de uma noite mal dormida.


Desconfiamos mais dos políticos quando estamos com sono

Fica mais difícil dar trela para discursos carismáticos depois de uma noite mal dormida.
POR Ana Carolina Leonardi EDITADO POR Tiago Jokura ATUALIZADO EM 28/06/2016

Desconfiamos mais dos políticos quando estamos com sonoiStock

O carisma está entre entre as características mais importantes para um político. Natural, treinado ou fingido, o carisma estimula o respeito e o orgulho entre os seus seguidores e até passa a impressão de que o líder tem uma "missão extraordinária" - o próprio Hitler chegou tão longe por, infelizmente, ser um líder carismático.
Mas existe um antídoto comprovado até para o maior dos carismas: o sono. Nem a mais trabalhada retórica é capaz de inspirar um público sonolento, comprovou um estudo americano publicado no Journal of Applied Psychology.
Para medir o impacto dos Zzzs da nossa opinião sobre políticos, os pesquisadores convocaram líderes estudantis para simular discursos cativantes. As cenas foram filmadas e cada vídeo recebeu uma nota quanto ao nível de carisma dos "políticos".
Depois, os cientistas mostraram os vídeos a outros estudantes, divididos em dois grupos. O primeiro, na noite anterior ao estudo, acordou de hora em hora, das dez da noite às cinco da manhã, para preencher uma pesquisa. O outro grupo teve direito a uma noite normal de sono.
Chegando no laboratório, cada participante assistiu a três vídeos: um com um líder muito carismático, outro com um orador moderado e outro com uma performance ruim. Depois, eles deram suas próprias opiniões sobre o nível de carisma do político que falou.
No resultado, não importou a qualidade do discurso: quem não dormiu direito a noite deu notas muito piores aos líderes do que o grupo que teve uma boa noite de sono.
O impacto é muito maior do que um simples mau humor matinal. Nossa percepção sobre o carisma de uma pessoa influencia o quanto estamos dispostos a aceitar sua autoridade. O que o estudo indica é que uma única madrugada agitada aumenta a desconfiança e diminui o respeito pelo líder sem que nada no seu próprio comportamento tenha mudado.
Os pesquisadores destacam ainda que quem não dorme dificilmente reconhece que seu comportamento estranho no dia seguinte está relacionado com a falta de sono e preferem atribuir as sensações negativas a outras razões. É isso que eles acham que acontece com os políticos: o cidadão insone transfere seu sentimento ruim para o líder e atribui os efeitos da falta de sono à falta de carisma.
E não é só o público que é afetado pelo sono. Além dos vídeos usados no primeiro experimento, os cientistas tinham outros 80 discursos de líderes estudantis gravados. Metade dessas fitas mostravam universitários que também tinham passado a madrugada respondendo pesquisas. As consequências foram claras: o líder que não dormiu direito teve avaliações muito piores que os bem dormidos.
Isso porque, para dar uma boa impressão ao público e fazer um discurso emocionante, o político precisa usar o centro emocional do cérebro, a amígdala. Sono de má qualidade afeta a atividade dessa área cerebral, dificulta as conexões entre diferentes regiões do cérebro e piora o autocontrole. Assim, fica difícil reproduzir um discurso que seja, ao mesmo tempo, bem ensaiado e contagiante.
A combinação dos dois experimentos confirmaram o que os pesquisadores esperavam: com a falta de sono, você fica cansado demais tanto para inspirar quanto para ser inspirado.

O que você precisa saber antes de viajar de avião

Como economizar ao comprar um bilhete aéreo? Quantos quilos pode ter sua mala? O que encarece os voos nacionais? Este guia explica tudo
Aluísio Cervelle

Nunca foi tão fácil comprar uma passagem aérea no Brasil. Nos últimos anos, com tarifas em queda e promoções, o número de passageiros saltou de 34 milhões, em 2002, para 103 milhões, no ano passado. Mas ainda são muitas as dúvidas sobre tudo o que envolve viajar de avião. Por que pagamos taxa de embarque? Com quanto tempo de antecedência devemos comprar uma passagem aérea para economizar? Quantos quilos pode ter a bagagem? Preparamos um guia para esclarecer estas e outras curiosidades. 
Como economizar na passagem
Em 2001, com a chamada liberdade tarifária, o governo deixou de intervir no preço das passagens aéreas. Como as companhias ficaram livres para estipular os valores, o preço das passagens caiu 40% nos últimos dez anos. 
Siga as seguintes dicas para economizar: procure comprar seu bilhete de um a três meses antes da data da viagem. Voar na baixa temporada ou em dias pouco concorridos, como a terça ou a quarta-feira, e no meio de feriados, também é boa opção. Você vai pagar menos se escolher os horários de menor procura: das 10h às 16h e no fim da noite ou na madrugada. 
Atenção ao peso da bagagem
Em voos domésticos, é possível levar até 23 quilos de bagagem sem cobrança adicional. Nos internacionais, a franquia chega a duas malas com 32 quilos cada uma. O valor da bagagem é diluído no preço de todas as passagens. Assim, a tarifa fica mais alta e as pessoas que voam sem malas pagam pelas que carregam bagagem.
Como funciona em outros países? Em voos domésticos, cada passageiro pode transportar gratuitamente apenas a bagagem de mão. Nos Estados Unidos, um passageiro da American Airlines paga 25 dólares pela bagagem despachada. Na europeia Ryanair, o preço é de 40 euros (cerca de 150 reais).
O que está por trás do valor da passagem
A companhia aérea paga para o avião pousar, permanecer no aeroporto, fazer conexões e dispor das comunicações e auxílios necessários para voar. Os valores dependem de fatores como distância percorrida, combustível, ICMS e taxas de embarque. 
Algumas companhias cobram pelo serviço de bordo. A taxa de embarque é um pagamento pelos serviços e pelo uso das instalações dos aeroportos. Os valores variam de acordo com a cidade e o tipo de voo, doméstico ou internacional.
Parte do valor da passagem vai para o operador do aeroporto, para o Programa Nacional de Auxílio a Aeroportos, para o Fundo Nacional de Aviação Civil e para o Comando da Aeronáutica. E ainda tem os impostos. 
O céu é o limite
A máxima altitude dos aviões comerciais varia de 39 000 a 41 000 pés (de 11 000 a 12 500 metros). Existem algumas variáveis que definem em qual altitude a aeronave deve voar, como o peso, a distância entre o ponto de partida e o de chegada, e a direção e intensidade do vento.
No chamado voo de cruzeiro, quando o avião alcança a altitude ideal após a decolagem, a aeronave gasta menos combustível, pois a menor densidade do ar oferece menos resistência. Na camada da atmosfera em que é realizada a maioria dos voos, o ar é mais rarefeito, o que faz com que a resistência ao avanço seja reduzida e o consumo de combustível seja menor. 
Um meio de transporte seguro 
Medo de voar tem nome: aerofobia. Mas não precisa se assustar quando o avião balança. A turbulência acontece quando há uma diferença de pressão no ar causada por nuvens pesadas e correntes de ar, o que provoca movimentos intensos e faz a aeronave tremer como se estivesse em uma estrada esburacada. 
No Brasil, o inverno tem a melhor condição climática para voar. Com uma menor quantidade de nuvens, as turbulências diminuem.
Muitos raios atingem os aviões, mas não precisa se preocupar. Eles atingem a aeronave, percorrem toda a sua extensão e continuam a trajetória para longe. 
E a caixa preta, que, na realidade, é laranja, para que serve? Ela é composta por gravadores de dados e de voz que capturam sons e tudo o que é dito na cabine. Dados do voo, como velocidade e movimento dos comandos, também ficam arquivados.
Prepare-se para a aterrissagem
Por que a poltrona deve ficar na posição vertical? Para permitir o espaçamento mínimo entre as fileiras. Em caso de emergência, todos conseguem sair rapidamente. 
Por que em algumas companhias é obrigatório abrir as persianas das janelas em pousos e decolagens? Para que as pessoas aumentem o campo visual da área externa. Assim, todos podem saber quais saídas da aeronave estão desimpedidas.
E por que as luzes internas se apagam quando o avião pousa durante a noite? Para que todos se acostumem com a luz ambiente. Se a cabine estiver muito clara, levará mais tempo até que os olhos se adaptem à baixa luminosidade do ambiente.
Fontes: ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Guia do Passageiro da ABEAR, Portal Brasil, PUC-GO (Prof. Raul Francé, coordenador do curso de Ciências Aeronáuticas)