terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Diretor da Globo defende impeachment de Dilma

:
A defesa de um impeachment da presidente Dilma Rousseff está saindo do campo editorial dos veículos da Globo e ganha agora manifestações pessoais de membros do primeiro escalão do jornalismo das empresas da família Marinho; diretor de Mídias Digitais da Globo, Erick Bretas, anunciou no Facebook que estará na manifestação pelo impeachment da presidente, marcada para o dia 15 de março, no Rio; "Só a pressão popular pode salvar o Brasil de mais um assalto — agora, às instituições", disse Bretas; diretor criticou também o fato da presidente Dilma ter afirmado em entrevista que os indícios de corrupção na Petrobras deveriam ter sido investigados ainda na década de 1990, durante o governo FHC; "Jogar a corrupção na Petrobras no colo dos tucanos é diversionismo, é tentar criar uma cortina de fumaça para que o cidadão mais pobre e menos informado se confunda", afirmou; campanha pró-impeachment terá outros adesistas da Globo?
23 de Fevereiro de 2015 às 11:22

247 - A Rede Globo há tempos não esconde seu desejo de retirar a presidente da República, Dilma Rousseff do poder. Tática principal do grupo dos irmãos Marinho é o noticiário direcionado para o caos.
Segundo o Manchetômetro da Universidade do Rio de Janeiro (Uerj), na semana passada foram 14 matérias negativas contra o governo federal e nenhuma neutra. No jornal O Globo, dirigido por João Roberto Marinho, não é muito diferente. Seis matérias negativas do governo, contra uma neutra.
A novidade na insatisfação da Rede Globo contra o governo do PT agora é a bandeira do impeachment de Dilma sendo empunhada abertamente por integrantes do primeiro escalão do impédio midiático.
O Diretor de Mídias Digitais da Globo, Erick Bretas, anunciou no Facebook que no dia 15 de março estará na manifestação pelo impeachment da presidente Dilma Roussef, no Posto 5, em Copacabana, às 9:30h.
"Não defendo quartelada nem intervenção militar. Não me alinho com a direita hidrófoba e obscurantista de Bolsonaros e Felicianos. Mas também não sou omisso diante do que está acontecendo no país. Os fatos dos últimos dias me fizeram ter certeza de que só a pressão popular pode salvar o Brasil de mais um assalto — agora, às instituições", disse Bretas.
O diretor da Globo criticou o fato da presidente Dilma ter afirmado em entrevista que os indícios de corrupção na Petrobras deveriam ter sido investigados ainda na década de 1990, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
"Quando vem a público e diz uma coisa dessas, a presidente está sendo desonesta e não há passado que sustente o que lhe restava de respeito junto a brasileiros minimamente informados. (...) Mas ela sabe que tentar jogar a corrupção na Petrobras no colo dos tucanos é diversionismo, é tentar criar uma cortina de fumaça para que o cidadão mais pobre e menos informado se confunda", afirmou.
Leia na íntegra o post do diretor da Globo pelo impeachment de Dilma Rousseff, reproduzido pelo Diário do Centro do Mundo.
Sua nota-conclamação:
O carnaval, a conclusão do MBA e alguns afazeres domésticos me fizeram andar meio afastado aqui do Facebook, ao menos das conversas sobre política. Confesso que gostaria de continuar falando sobre amenidades, mas não dá.
Decidi que no dia 15 de março, um domingo, estarei mesmo na manifestação pelo impeachment da presidente Dilma Roussef, no Posto 5, em Copacabana, às 9:30h.
Não defendo quartelada nem intervenção militar. Não me alinho com a direita hidrófoba e obscurantista de Bolsonaros e Felicianos. Mas também não sou omisso diante do que está acontecendo no país. Os fatos dos últimos dias me fizeram ter certeza de que só a pressão popular pode salvar o Brasil de mais um assalto — agora, às instituições.
Para quem não acompanhou o noticiário, um resumo:
1 – O ministro da Justiça (e candidato ao STF) José Eduardo Cardozo recebeu advogados da empreiteira Odebrecht em seu gabinete para discutir a Lava-Jato. Isto é o que ele reconhece ter feito.
Segundo vários veículos de imprensa, o que dizem participantes deste e de outro encontro com advogados de empreiteiras é que o ministro da Justiça tem assegurado à defesa dos barões das construtoras que a chegada da Lava-Jato ao Supremo vai representar uma reviravolta no processo.
Num país que não seja uma república bananeira, o encontro do ministro da Justiça com advogados de empreiteiros investigados pela polícia subordinada ao ministro já seria motivo para sua demissão. Essa é a opinião do ex-presidente do Supremo, Joaquim Barbosa. E minha também.
Pior: a Veja desta semana diz que Cardozo teria pedido à defesa de Sergio Pessoa, presidente da UTC e chefe do chamado "Clube do Bilhão" para não assinar um acordo de delação premiada.
2 – O presidente do Instituto Lula admitiu ter recebido representantes das empreiteiras implicadas na Lava-Jato para discutir as "dificuldades" provocadas pela investigação policial.
A simples reunião em uma mesma sentença das expressões "Instituto Lula", "empreiteiros" e "policial" já soa estranha.
O Instituto Lula não foi criado para preservar o acervo e a memória do ex-presidente? Não era para ser tipo assim, um think tank, uma biblioteca, um centro de debates sobre o país, que nem os institutos dos ex-presidentes americanos? O que faz o presidente de uma instituição com este perfil dialogar com representantes de empreiteiros presos por corrupção?
3 – Depois de passar dois meses sem conceder entrevistas, a presidente da República saiu-se com essa: "Se um funcionário da Petrobras tivesse sido investigado no governo FHC, ele não teria desviado milhões mais tarde".
Eu nunca toquei na banda dos que se horrorizam com a presidente, que a chamam de terrorista, que espalham boatos infundados sobre sua honestidade. Na verdade, a história pessoal da presidente sempre me inspirou uma certa simpatia. Uma mulher que combateu a ditadura, foi torturada, parecia ter firmeza de propósitos. Essas coisas que falam ao coração de quem já foi de esquerda, sabem?
Mas quando vem a público e diz uma coisa dessas, a presidente está sendo desonesta e não há passado que sustente o que lhe restava de respeito junto a brasileiros minimamente informados. Aliás, o que Dilma conseguiu com isso foi provocar memes hilariantes.
A presidente não acredita no que diz, tenho certeza disso. Se está reproduzindo algo a mando de João Santanna ou de Lula, não importa. Mas ela sabe que tentar jogar a corrupção na Petrobras no colo dos tucanos é diversionismo, é tentar criar uma cortina de fumaça para que o cidadão mais pobre e menos informado se confunda.
E aí reforça minha convicção de que não dá mais para ela.
Já não dava para ela se sair com o "Eu não sabia" que salvou Lula da degola no Mensalão. Dilma era presidente do Conselho de Administração da Petrobras quando aconteceu tudo o que vem a público agora. Deveria ser a brasileira mais interessada nas práticas de governança da empresa pelos anos em que lá esteve.
Ainda que por negligência — se não por má-fé –, paira sobre ela a responsabilidade pelo desvio de centenas de milhões de dólares dos cofres da Petrobras.
E é de responsabilidade que trata o impeachment. A análise objetiva desta questão cabe aos constitucionalistas. Eu não entendo disso e não vou me arriscar no tema. Mas o impeachment é também um processo político. Ele reflete a visão do parlamento sobre as condições de um presidente permanecer no cargo. E o parlamento se deixa influenciar pelo barulho que vem das ruas.
E é na rua que estarei no dia 15 de março.

6 Projetos de Lei ultraconservadores já propostos no Brasil

Por Raquel Sodré
Nas eleições de 2014, os brasileiros elegeram o Congresso mais conservador dos últimos 50 anos – ou seja, desde a Ditadura Militar. A cereja do bolo veio no início de fevereiro de 2015, quando o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), um político famoso por sua postura conservadora e projetos inspirados em bases religiosas, foi eleito presidente da Câmara dos Deputados.
Nem 15 dias depois, ele já estava colocando as asinhas de fora: no último dia 11, Cunha autorizou a criação de uma comissão para analisar o Projeto de Lei 6583/2013, carinhosamente apelidado de “Estatuto da Família”. Em seu segundo parágrafo, o PL define “família” como a união entre um homem e uma mulher (ou seja, nada de gays, nem lésbicas, nem pais e mães solteiros, nem crianças criadas pela avó, nem… bem, você entendeu). Em tramitação há quase dois anos, o texto ainda ganhou um adendo que pode dificultar ainda mais a adoção de crianças por casais homossexuais.
O Brasil já teve outros Projetos de Lei ultraconservadores, e agora está na hora de ficarmos de olho bem aberto para conseguirmos segurar o forninho de uma democracia que seja, de fato, um governo para todos – independente de credo, cor, raça, gênero ou orientação sexual. Veja alguns PLs que parecem saídos diretamente da Idade Média, mas foram propostos pra valer no Brasil.

1. Estatuto do Nascituro
nasicutro
O projeto de lei original é de 2005 e visava garantir o direito integral ao nascituro – ou seja, bebê que ainda está dentro da barriga da mãe. O projeto, dos deputados federais Luiz Carlos Bassuma (PEN-BA) e o já falecido Miguel Martini, defendia que o aborto deveria ser considerado crime hediondo, proibido em todos os casos (inclusive quando fruto de estupro). O PL também proibia a pesquisa com células-tronco, dentre outras coisas. Esse projeto foi arquivado em 2007, mas a batalha ainda não está ganha. Um outro texto muito similar, o PL 478/2007, está tramitando na Câmara dos Deputados. Ele já foi aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação. Agora, deverá passar pela Comissão de Constituição e Justiça e pela Comissão de Cidadania. Depois, deve ser apresentado e votada em plenário.
A luta pela descriminalização do aborto será longa, pois ainda há outros quatro PLs sobre o assunto a serem derrubados. O PL 7443/2006 determina a inclusão do procedimento entre os crimes hediondos. O PL 1545/2011 defende uma pena de seis a 20 anos para o médico que praticar o aborto fora das hipóteses previstas nas leis atuais. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 164/2012 garante a inviolabilidade do direito à vida “desde a concepção”. E, por fim, há o PL 5069, de 2013, que considera crime contra a vida o anúncio de substância ou objeto destinado à interrupção da gravidez. Também é considerado crime contra a vida a orientação de gestantes para o procedimento, e a pena prevista pelo PL é de até dez anos de prisão. Todos esses quatro projetos foram criados e, agora, desarquivados pelo novo presidente da Câmara.

2. Dia do Orgulho Hétero
xorano
É tão difícil ser hétero, cisgênero, branco, de classe média alta, com diploma de ensino superior, ter cabelo liso e votar no PSDB…
Esse é mais um Projeto de Lei (1672/2011) de autoria do próprio Eduardo Cunha. Ele institui nada mais do que a comemoração do “Dia do Orgulho Heterossexual”, a ser celebrado no terceiro domingo do mês de dezembro. Para quem não vê por que isso poderia ser um retrocesso, uma breve explicação: nossa sociedade já é heternormativa – ou seja, ela interpreta que ser heterossexual é a norma. Nesse contexto, pessoas heterossexuais já contam com todos os benefícios de um grupo majoritário, e não precisam lutar para conquistarem nenhum direito relativo ao gênero ou à sua orientação sexual. Podem se casar à vontade (com outras pessoas do sexo oposto maiores de idade), podem adicionar o cônjuge no plano de saúde, por exemplo. Por outro lado, um “Dia do Orgulho”, seja ele qual for, é uma data ativista para lembrar a sociedade de que aquele determinado grupo ainda está anos em desvantagem quando se trata de direitos humanos. Portanto, um “dia do orgulho hétero” não faria nenhum sentido. Mas o mais grave é o fato de que, reforçando a cultura heternormativa, reforça-se, consequentemente, o preconceito contra pessoas com outras orientações sexuais e/ou identidades de gênero (como bissexuais, transexuais, transgêneros e assexuais, só para citar alguns). Esse preconceito, a homofobia, é o responsável por centenas de mortes por ano no Brasil.  A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência registrou um aumento de 460% no número de denúncias do tipo entre 2011 e 2014. Só ano passado, foram 6,5 mil.

3. Criminalização da heterofobia
mara-do-financeiro
- Sabe a Isabel do financeiro? Ouvi dizer que ela gosta de HOMENS!  – Sério? Bem que eu desconfiava. Esse mundo está perdido, mesmo…
Não, nem você leu o título errado, nem nós escrevemos errado. É isto mesmo: o Projeto de Lei 7382, de 2010, prevê que seja interpretado como crime a discriminação contra heterossexuais (!!!). Agora, veja bem: no ano passado, 218 pessoas foram assassinadas por serem gays ou lésbicas em nosso país. O Brasil, aliás, é campeão mundial em número de assassinatos de homossexuais – e olha que estamos competindo com países ultraconservadores, como Afeganistão, Indonésia e Singapura. Por outro lado, NENHUMA foi assassinada pelo simples fato de ser heterossexual. Agora, durma com o barulho de uma lei que propõe criminalizar a “heterofobia” (enquanto isso, o PL 122/2006, que pretende equiparar a homofobia ao crime de racismo, foi arquivada em janeiro deste ano pelo Senado, depois de oito anos em tramitação).

4. Terras indígenas
terras-indios
Os retrocessos em termos de direitos humanos não ficaram somente no âmbito dos relacionados ao gênero ou à orientação sexual. Os indígenas, outra minoria brasileira amplamente negligenciada, também estão sendo (ainda mais) ameaçados. Está em tramitação a PEC 215, proposta no ano 2000, que pretende mudar de forma radical o modo como as terras indígenas são demarcadas no país. Se aprovada, a PEC tirará das mãos da Funai (Fundação Nacional do Índio) o poder de pedir ao poder Executivo a demarcação das terras. Essa decisão passaria a ser tomada pelo Congresso – que, surpresa, está infestado por deputados da bancada ruralista que defendem os interesses dos grandes proprietários de terras e do agronegócio. A medida também afetaria as comunidades quilombolas do país e, segundo representantes dos grupos minoritários, seria a responsável pelo extermínio dessas populações.

5. Criacionismo nas escolas
quiansa-resano
Um dos mais famosos parlamentares conservadores do Brasil, o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) também tem sua cota de Projetos de Lei absurdamente conservadores. Um deles, o PL 8099/2014, quer obrigar todas as escolas brasileiras (tanto as públicas como as privadas) a incluírem, em sua grade curricular, aulas sobre o a teoria do Criacionismo. Assim, as crianças passariam a aprender como Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo. O PL 8099 está tramitando apensado ao PL 309/2011, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino religioso nas escolas do país. Vale lembrar: o problema não é o ensino religioso e nem mesmo qualquer outra forma de expressão de religiosidade no país. O que pega é a obrigatoriedade desses conteúdos no currículo.

6. Lei Antiterrorismo
protestto
O Projeto de Lei 499 surgiu em 2013 – não coincidentemente, depois da onda de protestos daquele ano. Segundo o texto do PL, será considerada “atos de terrorismo” qualquer conduta que “provocar ou infundir pânico generalizado mediante ofensa ou tentativa de ofensa à vida, à integridade física ou à saúde ou à privação de liberdade de pessoa”. Com uma descrição tão ampla, bastaria um piscar de olhos para que movimentos sociais e até grupos de oposição política sejam subitamente considerados terroristas. Se formos seguir a definição do PL, uma ocupação de terras pelo MST poderia ser considerada terrorista, por exemplo. Pessoas que se recusam a sair de casas ocupadas no Centro de São Paulo também. Esse retrocesso na luta por direitos sociais que está tramitando no Senado.

3 segredos científicos para você se tornar mais interessante

20 de fevereiro de 2015
paquera
A ciência trabalha para o seu bem. Até na hora da paquera. Vez ou outra os pesquisadores se dedicam a entender quem faz mais sucesso por aí. E as conclusões podem ajudar você a se dar bem.  Confira abaixo três dicas para você se tornar mais interessante – e atraente.
ANDE EM GRUPO
Barney, de How I met your mother,estava certo: as pessoas parecem bem mais bonitas quando estão em grupos. O psicólogo Drew Walker, da Universidade da Califórnia, entregou a voluntários fotos de uma turma e pediram a eles para analisar a beleza daquelas pessoas. Em seguida, repetiram o julgamento, mas, dessa vez, com imagens separadas de cada um. E, sim, em grupo, as pessoas parecem mesmo mais bonitas. Culpa do seu cérebro. O sistema visual analisa de forma automática todos os rostos quando vê uma reunião de pessoas. Aí cada um acaba sendo classificado pela média de beleza do grupo – que, em geral, é considerada atraente, segundo o estudo.
CONTE PIADAS
Ser engraçado ajuda. E muito. Lá na Universidade Estadual da Pensilvânia, pesquisadores perguntaram a 164 homens e 89 moças quais eram as qualidades mais importantes na hora de escolher um parceiro.  Ter senso de humor, ser divertido, gentil e brincalhão ficaram no topo das preferências femininas. Já para os homens senso de humor é o mais importante. “Esse jeito brincalhão nos homens pode sinalizar que ele não é agressivo e menos propício a machucar os futuros filhos. Nas mulheres, esse jeito divertido mostra juventude e fertilidade”, conta Garry Chi, um dos líderes da pesquisa.
LEIA
Ler deixa você mais interessante, isso é óbvio. Mas faz ainda mais que isso: deixa você mais legal. Pesquisadores da Universidade de Washington e Lee colocaram voluntários para ler pequenas histórias. Depois fizeram perguntas para saber quanto cada um tinha se identificado com os personagens. E, de propósito, deixaram cair um monte canetas no chão. As pessoas que mais haviam se envolvido com a história foram as que mais se levantaram para ajudar a recolher as canetas. O motivo é simples: empatia. Aí história faz a gente se importar mais com os outros na vida real.

sábado, 14 de fevereiro de 2015

5 episódios com armas químicas que entraram para a história

Por Darllam Cruz

Em 2013, um atentado que matou quase 1500 pessoas na Síria despertou o século 20 para um horror antigo: a utilização de armas químicas para aniquilar rapidamente um grande número de pessoas. O potencial de destruição das armas químicas preocupa tanto civis quanto líderes militares, que tentaram a todo custo banir o seu uso em situações de conflito. Veja como esses agentes químicos letais foram utilizados com o passar dos anos e as consequências desastrosas desses atos.

1. Primeira Guerra Mundial (1914-1919)

primeira-geurra-mg
A Primeira Guerra Mundial também ficou conhecida como a “guerra dos químicos”, pois foi a primeira a introduzir gases venenosos e mortais no combate. Com uma forte indústria química que vinha do século XIX, a Guerra que durou de 1914 a 1918 teve várias experiências com esse novo instrumento letal. Em 1915, em Ypres, na Bélgica, a Alemanha abriu várias caixas de gás clorídrico na direção das tropas aliadas, condenando muitos a uma morte agonizante. Ao fim da guerra, o uso de armas químicas havia proliferado em ambos os lados – incluindo agentes como fosgênio, cianeto e gás mostarda, um agente químico que causa queimadura severa na pele, olhos e sistema respiratório e que é absorvido por inalação, ingestão ou contato com a pele e os olhos. Horrorizados com os efeitos e com o pavor gerado por esses ataques, em 1925 quinze países assinaram o Protocolo de Genebra, tratado que proibia o uso de armas químicas e bacteriológicas. O número de mortos nesses ataques ultrapassou os noventa mil e mais de um milhão ficaram feridos.

2. Alemanha Nazista (1933-1945)

camara-de-gas
A Alemanha liderada por Adolf Hitler enfrentou várias batalhas durante a Segunda Guerra Mundial, mas não era durante os conflitos armados em que o ditador fazia uso de armas químicas para fins de extermínio de população. Durante a guerra, milhões de judeus foram transportados para campos de extermínio, mais notadamente Auschwitz, na Polônia ocupada pelos nazistas. Os judeus eram sufocados em câmaras de gás usando Zyklon B, um pesticida a base de ácido cianídrico, cloro e nitrogênio criado pelos próprios alemães e utilizado por proporcionar eficientemente uma morte rápida. Aproximadamente seis milhões de judeus morreram no Holocausto, além de ciganos, homossexuais, deficientes e prisioneiros soviéticos.

3. Massacre de Halabja (1988)

galera-moraa
O ataque químico em Halabja, no Curdistão Iraquiano,   que ficou conhecido também como Massacre de Halabja, ou Sexta-feira Sangrenta, ocorreu no dia 16 de maio de 1988. Durante o encerramento da Guerra Irã-Iraque, o regime de Saddam Hussein utilizou armas químicas para remover curdos de cerca de 40 vilas no norte do Iraque. No ataque foi utilizado gás mostarda e sarin, um líquido sem cor nem cheiro que causa extrema devastação no sistema nervoso, levando as pessoas expostas a perderem as funções corpóreas e, se não tratadas imediatamente, a entrarem em coma ou sofrer falência respiratória. No ataque indiscriminado, homens, mulheres e crianças sufocaram até a morte. A atrocidade impulsionou a criação da Convenção das Armas Químicas das Nações Unidas em 1997, um pacto internacional banindo a produção, estoque ou uso de armas químicas. Apenas sete nações – incluindo a Síria – não assinaram a lista. O massacre de Halabja deixou cerca de cinco mil mortos. O conflito militar entre Irã e Iraque teve várias vítimas de armas químicas a mais do que o ataque aos curdos. Hussein também utilizou gás mostarda e sarin contra o Irã para mudar a guerra a favor do Iraque e obrigar Teerã, capital da República Islâmica do Irã, a negociar. A treta continua: documentos recentes da CIA revelaram que os Estados Unidos sabiam do uso das armas químicas, mas decidiram não agir por medo de uma vitória iraniana. O total de mortos ultrapassou vinte mil pessoas.

4. Crise dos reféns em Dubrovka (2002)
rapaz
Na noite do dia 23 de outubro, cerca de 800 pessoas estavam num teatro em Dubrovka, em Moscou, conferindo a apresentação de um musical. De repente, 42 militantes chechenos liderados por Movsar Barayev (foto) entraram armados no teatro e fizeram todos os presentes de refém. Eles seram membros de um grupo separatista da Chechênia, que, na época, estava em guerra com a Rússia. A reivindicação era pelo fim do conflito e pela retirada dos militares russos na região. O sequestro e a negociação dos chechenos com o governo russo durou mais de 48 horas e só acabou quando os russos soltaram um gás tóxico desconhecido no sistema de ventilação do teatro. Quase todos os militantes morreram. Como se não fosse o suficiente, mais de 100 reféns também foram vítimas do gás. O governo russo nunca revelou qual era o gás usado no ataque e a ação extrema foi bastante criticada na época. Há estimativas de que mais de 200 pessoas tenham morrido. Mas os detalhes sórdidos do caso foram guardados a sete chaves, como segredo de estado. Por isso, não dá para ter certeza. Desde 2002, muitas teorias surgiram sobre a substância. Uma das mais aceitas é que se tratava de um derivado do fentanil, um anestésico poderosíssimo, 100 vezes mais potente que a morfina, que pode fazer com que as pessoas simplesmente deixem de respirar.

5. Ataque Químico de Ghouta (2013)

quim
No dia 21 de agosto de 2013, um ataque do governo sírio durante a Guerra Civil da Síria resultou em mais de 1500 mortes, sendo 426 delas crianças. Áreas controladas ou disputadas pela oposição nos arredores de Ghouta, próximo a Damasco, capital síria, foram atingidas por foguetes contendo sarin. As milhares de vítimas mortas no atentado não apresentavam feridas físicas. Em janeiro de 2015, foi confirmado pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, que armas químicas foram usadas em grandes escala, o que resultou na morte de inúmeros civis. A ONU considerou o ataque um crime de guerra e uma violação grave – o pior uso de armas químicas em civis no século XXI, e o mais significativo desde Halabja.

Bônus: Guerra do Vietnã (1955-1975)

napalma
“Eu adoro o cheiro de napalm pela manhã. Tem cheiro de vitória”. A frase imortalizada pelo personagem Coronel Bill Kilgore no filme Apocalypse Now captura a brutalidade banal do massacre que os Estados Unidos promoveram em sua guerra contra o Vietnã do Norte entre 1965 e 1975. Milhões de litros de napalm incendiário foram utilizados para desfolhar as densas florestas nos quais os inimigos vietnamitas se escondiam. A substância gelatinosa pega fogo e se gruda ao corpo, queimando músculos e ossos, gerando feridas terríveis e morte. Os Estados Unidos também despejaram cinquenta milhões de litros de Agente Laranja, um herbicida químico extremamente forte, para destruir todas as plantas. Esses desfolhantes devastaram o habitat natural, e seus agentes infiltraram no solo e nas reservas de águas, levando a população a sofrer com vários problemas de saúde como câncer e síndromes neurológicas por gerações. Mais de um milhão de vidas foram tiradas nesse ataque, e mais de quatrocentos mil crianças vietnamitas nasceram vítimas de malformações congênitas. Mas, apesar do potencial destruidor, napalm não é exatamente uma arma química, pois precisa ser adicionado à gasolina para funcionar direitinho. Mais sobre isso aqui.

Por que levantar o dedo do meio é considerado ofensa?

por Marina Motomura | Edição 41
2047309
Por causa de uma tradição cultural popularizada na Antiguidade - provavelmente herdada de um costume dos ancestrais do homem, ainda nos tempos da pré-história. Um grupo de antropólogos sustenta que o gesto é uma variação de uma estratégia agressiva de alguns primatas, que mostravam o pênis ereto a seus inimigos como uma forma de intimidá-los. Mais civilizado, o homem teria substituído o bilau pelo dedo erguido para ofender alguém. Um dos primeiros registros escritos desse costume mal-educado aparece no ano 423 a.C., quando o poeta grego Aristófanes escreveu a peça As Nuvens. Em um dos diálogos, o personagem Estrepsíades faz uma piada comparando o dedo do meio ao pênis. Da Grécia, a ofensa chegou a Roma, onde era conhecida como digitus infamis, o "dedo obsceno". No livro Gestures, their Origin and Distribution ("Gestos, sua Origem e Distribuição", sem tradução para o português), o zoólogo britânico Desmond Morris sustenta que o imperador Calígula (12-41) chocava os súditos obrigando-os a beijar seu dedo do meio em vez de sua mão. Uma tremenda humilhação. Com o passar dos séculos, a maioria dos países do mundo incorporou o gesto de origem latina - pode-se dizer que é um símbolo quase universal! Mas diversos povos encontraram outras formas criativas de mandar alguém fazer você sabe o quê. O que explica que um sinal seja considerado ingênuo num país e ofensivo em outro? Para essa "transformação" acontecer, um grupo precisa estabelecer uma espécie de pacto em torno dessa forma de comunicação. Em outras palavras, um gesto só é considerado agressivo se todas as pessoas do grupo entenderem e concordarem com seu significado. "Para evitar gafes e lidar com as diferenças culturais, hoje em dia as multinacionais fazem livros de comportamento. Essas publicações explicam aos executivos que viajam muito quais gestos eles podem ou não fazer ao visitar outros países", diz a antropóloga Rosali Telerman, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Por que o touch screen só reconhece o toque dos dedos?

Por que o touch screen só reconhece o toque dos dedos?

por Gabriela Portilho | Edição 158
touch-screen

Pergunta da leitora - Luna Nascimento Vasconcelos,
São Luís, MA
Na verdade, as telas sensíveis ao toque reconhecem qualquer parte do corpo revestida por pele. Nos celulares, por cima do painel luminoso, é colocado um sistema elétrico invisível que interage com a pele. Ao tocarmos a tela, a carga elétrica dos dedos reage com o campo elétrico do sistema (criado por uma malha de eletrodos), causando uma diferença de cargas, como se fosse um pequeno choque. O processador capta essa alteração por meio de uma camada com sensores e calcula coordenadas, identificando os locais de toque e os tipos de movimento executados. Em seguida, esses dados elétricos são traduzidos como comandos e interpretados pelo software, que executa as ações. Outros materiais bons condutores de energia, como metais ou aquelas canetas especiais para tablets, também podem ativar o touch screen.

Quais são as maiores estátuas do planeta?

1. DAIBUTSU

640px-Daibutsu-Kotokuin
ALTURA TOTAL - 120 m
ALTURA SEM O PEDESTAL - 100 m
LOCALIZAÇÃO - Tóquio, Japão
ANO DE INAUGURAÇÃO - 1995
MATERIAL - Aço e bronze
Os 120 metros da estátua simbolizam os 12 raios de luz emanados do corpo de Buda, e as mãos nesta posição representam a aceitação de todas as raças do mundo
2. GUANYIN

598px-20090606_Putuoshan_8786
ALTURA TOTAL - 108 m
ALTURA SEM O PEDESTAL - 88 m
LOCALIZAÇÃO - Sanya, China
ANO DE INAUGURAÇÃO - 2005
MATERIAL - Cobre
Guanyin é o "ser da iluminação", ou bodhisattva, da compaixão budista.A obra tem três faces: uma olha para a China, outra para Taiwan e a outra para o mundo
3. PEDRO, O GRANDE

Peter_the_Great_Monument,_Moscow_(149191518)
ALTURA TOTAL - 96 m
ALTURA SEM O PEDESTAL - 96 m
LOCALIZAÇÃO - Moscou, Rússia
ANO DE INAUGURAÇÃO - 1997
MATERIAL - Bronze
Criada para representar Colombo, era um presente russo aos Estados Unidos. Mas nenhuma cidade americana quis o mimo, e os russos mudaram a face para a do czar
4. BUDA CHINÊS

Grand_Buddha_at_Ling_Shan(99_Steps)
ALTURA TOTAL - 88 m
ALTURA SEM O PEDESTAL - 88 m
LOCALIZAÇÃO - Ling Shan, China
ANO DE INAUGURAÇÃO - 1996
MATERIAL - Bronze
Para chegar até a base da estátua de Buda, é preciso percorrer uma escada com 99 degraus. A obra fica em uma espécie de parque budista, onde está o templo de Xiangfu
5. MOTHERLAND

Wołgograd_kurchan_Mamaja
ALTURA TOTAL - 85 m
ALTURA SEM O PEDESTAL - 85 m
LOCALIZAÇÃO - Volgogrado, Rússia
ANO DE INAUGURAÇÃO - 1967
MATERIAL - Concreto e aço
Estátua de uma mulher com uma espada em punho, comemorando a vitória soviética em uma batalha. Na antiga União Soviética, várias obras receberam o mesmo nome
6. MOTHERLAND UCRANIANA

MUSEUM_OF_THE_GREAT_PATRIOTIC_WAR_KIEV_UKRAINE_SEP_2013_(10043661913)
ALTURA TOTAL - 102 m
ALTURA SEM O PEDESTAL - 62 m
LOCALIZAÇÃO - Kiev, Ucrânia
ANO DE INAUGURAÇÃO - 1981
MATERIAL - Metal
Na base, há um museu em memória aos saldados mortos na Segunda Guerra Mundial. Pesa 530 toneladas - só a espada pesa 9 toneladas!
7. KANNON

640px-Heiwakannonji,平和観音寺,世界平和大観音像_DSCF3854
ALTURA TOTAL - 56 m
ALTURA SEM O PEDESTAL - 56 m
LOCALIZAÇÃO - Sanukimachi, Japão
ANO DE INAUGURAÇÃO - 1961
MATERIAL - Cobre
É a versão japonesa da bodhisattva Guanyin, da posição 2 desta lista. Foi construída em memória de todos os que morreram durante as guerras
8. ESTÁTUA DA LIBERDADE

640px-Statue_of_Liberty
ALTURA TOTAL - 96 m
ALTURA SEM O PEDESTAL - 46 m
LOCALIZAÇÃO - Nova York, EUA
ANO DE INAUGURAÇÃO - 1886
MATERIAL - Cobre
Foi um presente da França nos cem anos de independência americana. A estrutura foi projetada por Eiffel, o mesmo da torre de Paris
9. BUDA SENTADO

Sitting_Buddha_-_Lantau_Island_Hong_Kong
ALTURA TOTAL - 34 m
ALTURA SEM O PEDESTAL - 34 m
LOCALIZAÇÃO - Ilha de Lantau, Hong Kong
ANO DE INAUGURAÇÃO - 1993
MATERIAL - Bronze
Estátua de Buda em uma flor de lótus, levou 20 anos para ser erguida. Simboliza a harmonia entre o homem e a natureza
10. CRISTO REDENTOR

Christ_the_Redeemer_statue_at_Corcovado
ALTURA TOTAL - 38 m
ALTURA SEM O PEDESTAL -30 m
LOCALIZAÇÃO - Rio de Janeiro, Brasil
ANO DE INAUGURAÇÃO - 1931
MATERIAL - Concreto
No alto do Corcovado, nossa maravilha foi feita com uma tela de aço colocada sobre o molde de gesso, além da argamassa

Bebê nasce “grávida” na China

Uma garotinha nascida em Hong Kong (China) em 2010 tinha poucos meses de vida quando os médicos suspeitaram de que ela teria dois tumores no abdômen. Os pais ficaram aflitos e, depois dos exames, receberam uma notícia boa e uma ruim.
A bebê não tinha tumores (notícia boa)… mas tinha dois fetos na barriga!
Ela pesava apenas 9 kg quando foi diagnosticada, mas tinha gêmeos com coluna vertebral, intestinos, medula óssea, tecido cerebral, caixa torácica e cordão umbilical desenvolvidos. A julgar pelas partes do corpo que encontraram no bebê, os médicos estimam que os gêmeos encontrados na barriga da garota teriam cerca de 10 semanas de idade quando pararam de se desenvolver.
O fenômeno só foi publicado agora, depois de estudos que explicaram que a garota sofria da rara condição de fetus in fetu (ou gêmeo parasita), em que o corpo do bebê acaba absorvendo o feto malformado de um irmão gêmeo, ainda na barriga da mãe!
Autores do estudo constataram que os fetos parcialmente formados e a menina possuem o mesmo DNA, o que poderia indicar que a mãe estaria inicialmente grávida de trigêmeos idênticos, mas os pesquisadores não têm certeza de que foi isso mesmo o que aconteceu.
Casos como este só foram descritos 100 vezes na literatura médica mundial, e a paciente só pôde fazer uma cirurgia para retirá-los quando completou 3 anos de idade.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Como é feito o exame de ressonância magnética?

718px-MRI-tomograph
A grande vantagem desse exame é mostrar os tecidos internos do corpo humano sem submetê-los à radiação, como fazem os raios-x. O aparelho cria um campo magnético no organismo do paciente, de modo que os núcleos dos átomos de hidrogênio - elemento abundante no nosso corpo, por entrar na composição da água - se alinhem e formem pequenos ímãs. A região examinada é atravessada, então, por ondas de rádio semelhantes às que são transmitidas por emissoras FM. Quando as ondas passam pelos átomos de hidrogênio, produzem uma vibração que é detectada e enviada a um computador. Ele analisa os sinais recebidos e os transforma na imagem que aparece na tela e depois é impressa em filme. O exame de ressonância magnética pode avaliar e mostrar possíveis lesões em qualquer órgão ou tecido do corpo humano que tenha água em sua composição, como a medula óssea, por exemplo. Os ossos ficam de fora pois, como quase não têm água, não vibram e aparecem na imagem como manchas pretas.
Câmera indiscreta Bombardeio com ondas de rádio fotografa e filma o interior do corpo humano 1. O exame é feito dentro de um casulo chamado magneto - que submete o organismo a um forte campo magnético
2. Todos os tecidos do corpo que possuem água contêm átomos de hidrogênio
3. Estimulados pelo campo magnético, os átomos se alinham, como ímãs microscópicos
4. Sob a ação de ondas de rádio, as partículas vibram, de acordo com a densidade do tecido
5. A vibração das partículas magnetizadas é capturada por antenas colocadas dentro do aparelho. Elas transmitem o sinal a um computador, que, por sua vez, gera uma imagem fotográfica do interior do corpo

O que eram os oráculos?

o-que-eram-oraculos
Pergunta da leitora - Verônica Aparecida Vian,
Altinópolis, SP
Eram as respostas reveladas por meio de artes de adivinhação (divinatórias) a uma questão pessoal. O termo, porém, teve seu significado ampliado para designar tanto a entidade consultada como o intermediário humano entre a divindade e o questionador e até mesmo o local em que os oráculos se manifestam. Atualmente, "oráculo" também pode designar um objeto ou método usado para obter esclarecimentos sobre assuntos específicos (tarô, por exemplo). Embora haja registros de consultas a divindades para adivinhação desde a Antiguidade, foi na Grécia que a prática ganhou status de culto nacional, com templos dedicados exclusivamente a práticas divinatórias. Um dos mais ricos e frequentados era o templo de Delfos, em que Apolo era consultado por uma sacerdotisa apelidada de pitonisa (serpente). Os rituais em Delfos duraram até a ascensão do cristianismo como religião oficial do Império Romano, que a essa altura já dominava a cidade.
Acredita-se que a pitonisa pronunciasse as respostas em versos semelhantes aos usados nos poemas Ilíada e Odisseia, de Homero
Conhece-te a ti mesmo
O templo de Apolo, em Delfos, funcionou como oráculo entre os séculos 7 a.C. e 3 d.C.
RESPEITÁVEL PÚBLICO
No seu auge, o templo era frequentado por cidadãos comuns e por governantes gregos e estrangeiros. Para furar as longas filas, os figurões pagavam bem. Tanto o povão como os fura-filas sacrificavam uma ovelha ou uma cabra antes de entrar no templo. As entranhas dos bichos eram examinadas por sacerdotes em busca de sinais proféticos
COBRA CRIADA
Antes do ritual, a pitonisa descia até uma câmara subterrânea e inalava vapores sagrados para entrar em contato com Apolo. Historiadores divergem em relação à transmissão dos oráculos: as respostas seriam transmitidas pela profetisa aos visitantes com palavras enigmáticas ou interpretadas e repassadas aos peregrinos pelos sacerdotes
TERRA EM TRANSE
O estado alterado em que a pitonisa recebia e declarava as revelações pode ter uma causa nada sobrenatural. Ao analisar rochas e fontes de água de Delfos, o geólogo holandês Jelle de Boer notou a presença de etano, metano e etileno. Essa combinação gasosa e narcótica subia por fendas no solo sob as quais o templo foi construído
PEDRA SOBRE PEDRA
Uma das falhas geológicas estava alinhada com fontes de água e havia até uma nascente abaixo do templo. A água escaldante, vinda de camadas profundas do solo, passava por uma camada de pedra calcária betuminosa, liberando os vapores alucinógenos que faziam a cabeça da pitonisa
FONTES ancient-greece.org e nationalgeographic.com

Quando surgiram os homens-bomba?

464820797
Os primeiros terroristas suicidas que explodiam o próprio corpo apareceram entre os séculos 14 e 16. "Naquela época, o Império Turco-Otomano vivia um perído de expansão. Uma das armas de seu Exército eram os guerreiros suicidas conhecidos como bashi-bazouks, que se precipitavam contra fortificações ou linhas de batalha do inimigo", diz o historiador Márcio Scalércio, da Universidade Cândido Mendes (RJ). Depois vieram os anarquistas da Rússia czarista, os camicases japoneses durante a Segunda Guerra e os guerrilheiros vietnamitas a partir da década de 50. Mas é bom esclarecer que a expressão "homem-bomba" e a popularização da prática são bem mais recentes - mais precisamente, nos conflitos do Oriente Médio dos últimos 20 anos. Tudo leva a crer que a guerra entre Irã e Iraque (1980-1988) foi o marco fundante para essa cultura de terroristas explosivos. Inspirados pelas ações de xiitas iranianos, grupos radicais palestinos como Hamas, Jihad Islâmica e a Brigada dos Mártires de Al-Aqsa fizeram do homem-bomba sua arma favorita na luta contra Israel. Hoje, jovens são doutrinados em escolas muçulmanas ou mesquitas e recebem prêmios pelo "ato de fé" - o ex-ditador iraquiano Saddam Hussein chegava a pagar 25 mil dólares para a família de um suicida. E a moda macabra já lança tendências: no Sri Lanka e na Chechênia já existem mulheres-bomba e, na Palestina, os terroristas não são mais mortos de fome sem perspectivas. Uma pesquisa recente mostrou que a maioria dos homens-bomba palestinos vêm da classe média e têm boa educação.
Vestidos para matar Carregados de explosivos, suicidas usam disfarces até o momento do atentado MASSINHA PERIGOSA
O explosivo conhecido como C-4 (ciclotrimetileno-trinitramina) tem consistência maleável, semelhante à argila. Depois de ser acionado por uma carga elétrica, o C-4 explode quase instantaneamente, voando por um raio de centenas de metros. A ironia é que os Estados Unidos são os principais fabricantes desse explosivo plástico
DESTRUIÇÃO MULTIPLICADA
Pregos, bolinhas de ferro e pedaços de vidro são embalados junto com a massa explosiva. Quando a bomba é acionada, o material é arremessado com um impulso que supera em várias vezes a velocidade do som, alojando-se no corpo das vítimas. A hemorragia causada pelos estilhaços causa mais mortes que o impacto da explosão
O ÚLTIMO TRAJE
Embora não haja um padrão de roupa, no Oriente Médio os homens-bomba costumam usar um cinturão ou um colete com vários bolsos, onde são colocados pacotes contendo até 9 quilos de explosivo. Esse traje é usado sob a roupa normal do terrorista. Assim, disfarçado, ele chega ao alvo sem ser identificado
FOGO NA BOMBA
Nos atentados mais recentes, homens-bomba palestinos têm usado detonadores elétricos ligados a uma pilha. Quando o botão é acionado, a pilha emite um leve impulso elétrico, que logo detona toda a carga de C-4
CÍRCULO DO TERROR
Um homem-bomba consegue ferir pessoas a um raio de até 200 metros da explosão. Na hora da detonação, os terroristas escolhem locais cheios de gente, como centros comerciais

Quantos litros uma mulher menstrua em toda a vida?

30 de janeiro de 2015
Oráculo, não sei se essa pergunta já foi feita ou respondida antes, mas, como adoro biologia, gostaria de saber: em média quantos litros de sangue uma mulher libera na menstruação durante toda sua fase fértil?
Gabriela Alves
tomate
A conta é tão fácil quanto se tocar que a água está acabando. De acordo com a ginecologista e obstetra carioca Viviane Monteiro, o volume de fluxo menstrual normal de uma mulher, que dura de 2 a 7 dias, é de 30 a 80 ml. A primeira menstruação costuma ocorrer entre os 11 e 16 anos; e a menopausa, entre os 46 e 52 anos.
Se estimarmos uma mulher com a primeira menstruação aos 13 anos e a menopausa aos 50, e adotarmos uma média de 50 ml de fluxo por menstruação, chega-se a uma perda de 22, 2 litros em 37 anos de vida reprodutiva. Dá quase três baldes do desafio do balde de gelo.
Passar bem.
10949746_774469149312299_601895249_n
Essa imagem não tem, obviamente, nada a ver com o post. Mas é só para constar que um exemplar da SUPER 3D sobre maconha foi apreendida. 
No related posts.

Seus amigos sabem quando você vai morrer

30 de janeiro de 2015
friends
Eles conhecem bem a sua personalidade. Tão bem que sabem se você vai se meter em alguma enrascada ainda jovem e dar adeus à vida. Ou se vai perdurar até os 80 e tantos anos…
É o que diz um estudo americano que teve início muitos anos atrás. Entre 1935 e 1938, os pesquisadores conversaram com 600 jovens de 20 e poucos anos. Cada voluntário tinha amigos próximos participando da pesquisa. E a eles foi perguntado quando acreditavam que esses tais parceiros morreriam (na casa dos 20, 30, 50 ou 70 anos).
O estudo seguiu até 2013, quando os pesquisadores avaliaram se a previsão dos colegas estava certa. E, sim, as pessoas conheciam tão bem seus amigos (personalidade e comportamento) que sabiam mais ou menos com que idade eles morreriam. Acertavam mais sobre a longevidade da vida alheia do que quando analisavam a si próprios.
É por isso que vale levar a sério os conselhos dos amigos. Eles conseguem ver melhor se você anda exagerando por aí…

8 alimentos que parecem vegetarianos, mas não são

Por Raquel Sodré
De sentir-se mal com a digestão de carne até motivos filosóficos, são várias as causas que levam as pessoas a se tornarem vegetarianas. Outras vão mais a fundo e resolvem eliminar qualquer alimento de origem animal – incluindo ovos, leite e derivados e até mel! Para eles, que têm uma dieta restritiva, ficar de olho em rótulos e composições químicas dos alimentos é algo fundamental. O problema é quando os rótulos não são tão claros assim, ou quando os fabricantes têm algum ingrediente secreto de origem animal. Recentemente, o McDonald’s revelou do que são compostas suas batatinhas. Para surpresa geral, um dos 19 (!!!) ingredientes é “saborizante natural de carne”. Para não ser enganado por outras comidas supostamente veggie/vegan mas que contêm componentes de origem animal, trazemos uma lista com alimentos em que você deve ficar de olho:
8) Maçãs
apples
Sabe aquela maçã linda e brilhosa que você compra no sacolão ou no supermercado? Já sentiu que ela vem meio encerada? Pois vem mesmo. As maçãs produzem uma cera natural que retém a umidade da fruta. Depois de serem colhidas, elas são lavadas, e essa lavagem também remove a cera natural. Então, elas são cobertas com uma outra cera, que pode ser feita à base de carnaúba, candelilha ou de goma-laca. Esta última é um subproduto de uma resina fabricada por um besourinho que vive na região da Índia e da Tailândia. Quem não come mel de abelha também não vai querer comer uma resina feita por um besourinho, certo? Infelizmente, os distribuidores de maçãs não costumam ser específicos sobre o tipo de cera utilizado (muitas vezes, aliás, eles nem sabem qual cera o produtor usou). A melhor forma de se precaver, nesse caso, é comprar as maçãs diretamente de um produtor local, de quem você vai poder consumir o fruto antes dele ser encerado.
7) Batatas fritas
batata
Para ficarem macias por dentro e crocantes por fora, as batatinhas fritas – aquelas compradas congeladas no supermercado – passam por um complexo processo que envolve alguns químicos. Uma dessas substâncias pode ser gordura bovina. Antes de serem congeladas, as batatas são pré-fritas, algumas vezes, em banha (apesar de os fornecedores jurarem de pés juntos que só usam óleo vegetal). Para ter certeza de que as batatas que você consome são 100% vegan friendly, é melhor fazer uma pesquisa dos ingredientes – ou comprar as batatas in natura no sacolão, cortá-las e fritá-las em óleo quente.
6) Comidas vermelhas
gelatina
Gelatinas, balas, pirulitos, balas de goma e até aquele suculento bolo red velvet podem conter traços de animal. Isso porque o corante de alimentos E120, também conhecido como carmim, ácido carmínico ou vermelho natural #4 é extraído do exoesqueleto da fêmea da cochonilha, um inseto. Esse corante, por não ser tóxico, também é usado em batons, roupas e até em cápsulas de remédios (estamos perdidos!). Se uma embalagem trouxer a mensagem de que o produto é feito com “corantes naturais”, você já pode desconfiar que ele é feito das fêmeas dos besourinhos, já que os demais corantes vermelhos são feitos sinteticamente.
5) Sorvete
sorvete
Mesmo quem é somente vegetariano – e não vegano – deve tomar cuidado com o sorvete que compra. Muitas receitas contêm um ácido derivado de gorduras animais conhecido como ácido caprílico ou ácido decanoico. Outro ingrediente que pode ter origem animal e ser usado em sorvetes é a gelatina, apesar de ser mais raro. Já banha é um ingrediente comum nas receitas. Por sorte, o mercado brasileiro começou a contar, de uns anos para cá, com os sorvetes de soja. Há também os sorbets, que têm base de água. E você sempre pode fazer o seu próprio sorvete em casa e não se preocupar com nada disso!
4) Açúcar branco
acucar
O processo de refino do açúcar de cana – o tipo, de longe, mais consumido no Brasil – inclui uma passagem do produto por um tipo de carvão que pode ser feito de ossos. Se, por um lado, não fica nenhum traço do tal carvão no açúcar em si, o fato é que o processo não é veggie friendly. Ou seja, é algo que deveria ser evitado por vegetarianos e veganos. Há um processo mais moderno para esse refino, então é bom entrar em contato com o SAC do fabricante e se informar sobre o processo pelo qual o açúcar passa. Como alternativa, há o açúcar de beterraba e também o mascavo, que não passam por esse refino.
3) Queijo
queijo
Apesar de ser uma boa fonte de proteínas e cálcio para os vegetarianos, é preciso ficar atento ao tipo de queijo ingerido, pois nem todos eles são totalmente vegetarianos. Alguns tipos, como o Grana Padano, Parmesão e Gorgonzola, são feitos com coalho, enzima que separa o soro da gordura. O problema é que esse coalho é retirado do estômago de novilhos abatidos. Por serem Denominação de Origem Controlada (DOC) e terem que obedecer a uma receita rígida, os queijos acima precisam levar esse ingrediente.
Pois bem. No mercado, existem outros queijos, muito parecidos com esses aí acima, mas que não seguem essas especificações. Portanto, eles não podem ser chamados de Gorgonzola, Grana ou Parmesão (porque eles não têm o certificado de qualidade). Assim, eles são queijos tipo gorgonzola, ou tipo grana padano, ou tipo parmesão. Esses queijos podem ser vegetarianos e levam uma levedura de origem vegetal, microbiana ou de fungos.
2) Bebidas alcoólicas
beer
Vegetarianos e veganos que não dispensam um barzinho com os amigos devem ficar de olho! O processo de filtragem da cerveja pode ser feito com produtos que derivam das bexigas natatórias dos peixes, dos caranguejos ou com gelatina (derivada de tutano de boi). Esses produtos coletam as leveduras e clareiam a cerveja para que ela não fique meio leitosa. Normalmente, esses produtos não ficam na bebida, mas é o mesmo caso do açúcar, que tem um processo não vegano ou vegetariano.
Outra bebida que pode conter traços de animais é o vinho, pois os mesmos produtos citados anteriormente podem ser usados para remover os taninos. A boa notícia para os amantes do vinho é que, agora, a maioria dessas bebidas já não é mais produzida com esses derivados de animais. Na gringa, o site www.barnivore.com te permite verificar se a bebida que você está tomando é ou não vegana.
1) Iogurte
iogurte
Também fonte de proteínas, cálcio e probióticos para vegetarianos, os iogurtes merecem um pontinho de atenção. Como os queijos, eles podem ser feitos com gelatina de origem animal. Os vermelhos ou cor-de-rosa – como os de morango, por exemplo – podem levar o tal corante feito de cochonilha. Uma boa alternativa é fazer seu próprio iogurte em casa, que sai mais barato e você ainda controla a origem dos ingredientes que está usando.
Fonte: TopTenz