quinta-feira, 30 de agosto de 2012

CONCENTRAÇÃO POLÍTICA "23" - BELA VISTA - FRONTEIRAS(PI)


Uma imensa carreata/caminhada da COLIGAÇÃO: “UNIDOS PARA AVANÇAR”  (PPS/PMDB/PTB/PSB/PSD/PRB/PV/PRTB/PR/PRP), realizada no último sábado(25) reforçou a campanha e o favoritismo da candidatura de EUDES AGRIPINO (PPS) para prefeito de Fronteiras-PI.  A manifestação popular que teve início por volta das 18h, na cidade de Fronteiras, reunindo mais de 3.000 pessoas. Eudes Agripino e sua companheira de chapa Maria José (viúva do Dr.Marcelo – ex-prefeito) e o(a)s candidato(a)s a vereadore(a)s fizeram o trajeto: Comitê/Bela Vista aplaudidos pelos seus simpatizantes.

Veja fotos abaixo




































 
FONTE: fotos e texto postados por e-mail para paolafnt@gmail.com
 

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Políticos e Corrupção: um espelho de nossa sociedade?

Reclamar dos políticos e da corrupção no país não é novidade, porém uma pesquisa revela que podemos, na verdade, ao nos indignar com estes, estar agindo com hipocrisia! Votar requer reflexão e vontade de mudar!
Estamos novamente em período de eleições e "nadando como nunca em mares de lama". Bom, já é muito antiga esta história de se reclamar dos políticos: coisa dos tempos de meu avô. E isto tende a piorar, seja pelo cinismo, seja pelos mais criativos métodos possíveis de roubalheiras e falcatruas. Mas não vou encher ninguém descrevendo coisas óbvias que todos estão cansados de ver na TV, rádio e jornais. O que tenho a dizer é que ou tomamos jeito ou vamos "parar no buraco de vez", já que acredito naquela teoria de que só chegando no fundo do poço para as coisas melhorarem.
Bom, uma coisa interessante é ter em mãos uma pesquisa feita pelo Ibope na época da explosão do mensalão. Você pode ver uma resenha desta pesquisa clicando aqui. A pesquisa tinha como objetivo verificar até que ponto as pessoas são coniventes com a corrupção e se elas praticariam as mesmas ilicitudes se estivessem no lugar dos políticos. Realmente a pesquisa é um "tapa na cara" de qualquer um, seja pelo fato de revelar o quão tolerante e corrupta é grande parte da população (75% dos entrevistados), além de nos fazer perceber que em nossa vida outras pequenas ilicitudes que realizamos todos os dias não deixam de ser tão diferentes das dos políticos, talvez diferindo apenas na quantidade de dinheiro, vantagens ou poder envolvido. Esta maioria de 75% revelou na pesquisa que faria a mesma coisa se estivesse no poder, ou seja, o importante era se dar bem em detrimento "do outro". Ora, mas então as nossas representações lá em Brasília não são simples reflexos de nossa população? A corrupção é um ser "vivo" e presente em nossa população ou é um desvio provocado pelo caráter? Bom, se olharmos bem talvez cheguemos a esta conclusão e é o que a pesquisa revela. E o que nos resta então, sentar e chorar? Bom, ainda bem que existem pessoas que não pensam assim e desejam dar sua contribuição. Desta forma, é através deste texto que peço encarecidamente que ao votar PENSEM em quem votar, pesquisem e fiquem de olho em seu candidato. Mas daí você me perguntaria: "Ah! Mas é muito difícil ir atrás destas informações, não tenho tempo!"
Mas a mágica Internet pode nos ajuda neste quesito agora. Um exemplo é o "Projeto Excelências", da transparência Brasil, que traz em seu site http://perfil.transparencia.org.br/ a "ficha corrida" de todos os políticos de vários estados do Brasil. Um ótimo começo para a escolha de seu candidato. Muitos analistas temem pela renovação do quadro político, acreditam que uma grande renovação política poderia trazer junto inúmeras pessoas ligadas ao crime ou a organizações criminosas, o que seria um desastre ainda maior, mas será que eles já não estão infiltrados na política? Há debates negligenciados como o questão da ecologia, que passa muito ao largo, tema de segunda categoria para a classe política mas que já nos afeta, principalmente com a questão das mudanças climáticas, ou você acha que este aumento da temperatura em pleno inverno é algo absolutamente normal? Bom, aproveito para concluir falando um pouco sobre o voto nulo, que tem trazido muita dúvida a boa parte dos eleitores. Os votos nulos e brancos são retirados da contagem final, ou seja, se todos os eleitores do pais votarem nulo e apenas um eleitor votar em um candidado, este estará eleito! Porém é claro que isto é uma exemplificação e mesmo se algo do tipo ocorresse, ou mesmo um grande percentual anulasse seu voto, seria uma situação que geraria grande debate nacional, questionamentos e contestações jurídicas, em resumo não seria tão tranquila assim a situação. Apesar de muitos terem verdadeira ojeriza pelo voto nulo, este é também uma opção, uma escolha perfeitamente válida e democrática. O voto nulo representa a idéia de que nenhum dos atuais candidatos possui as características que você procura em seu representante (e como já somos obrigados a votar não é possível que tenhamos de ser obrigados também a votar em alguém que não desejamos) e é perfeitamente possível votar desta maneira, bastando apertar na urna eletrônica um número de candidato que não existe. Geralmente uma sequência de noves é o suficiente. Informe-se, discuta e vote!

Referência:
RESUMO DA PESQUISA IBOTE, Pesquisa sobre corrupção http://nominimo.ibest.com.br/notitia/servlet/newstorm.notitia.presentation.NavigationServlet?
publicationCode=1&pageCode=54&textCode=21606&date=currentDate&contentType=html


Autor(a): Daniel Pereira
Formado em Física / Astrofísica pela Universidade de São Paulo. Fez cursos nas faculdades de Filosofia, Geologia e Matemática na Universidade de São Paulo. Fez cursos na área de artes plásticas e história da arte no Centro Cultural São Paulo. Empreendedor na área de tecnologia e web desenvolve atualmente soluções voltadas para várias áreas do conhecimento, incluindo pesquisa com redes sociais, para um grande portal de notícias.
Contato: danielusp@bol.com.br

Por que os brasileiros reelegem políticos Ruins e Corruptos?

Mesmo já tendo sofrido durante 4 anos com eles e sabendo que eles são incompetentes e corruptos? É pq o povo brasileiro é burro? Pq é ignorante? Pq é desunido? Ou pq são idiotas mesmo?

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Instituto BR VOX divulga Pesquisa Eleitoral de Intenção de votos para Fronteiras


180graus publica nova pesquisa eleitoral com as intenções de votos. Agora para os candidatos a prefeito da cidade de Fronteiras. A pesquisa foi encomendada junto ao Instituto BrVox e registrada junto ao TSE com o Nº. 00172/2012.
Na pesquisa estimulada, o candidato Eudes (PPS) aparece na frente com 50,67% das intenções de votos. Dr. Laércio (PT) está em segundo lugar com 29%. Dos entrevistados, 13,67% escolheram a opção Não sabe / Não opina e 6,67% Nenhum / Nulo / Branco.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Os romanos já sabiam - 130 é o número de pessoas com quem conseguimos ter relação de compromisso e amizade

Na antiguidade, as legiões do Império Romano eram compostas de centúrias com 130 soldados em cada uma. A quantidade não era por acaso . É o número de pessoas com quem conseguimos ter relação de compromisso e amizade

As legiões do império romano eram compostas de centúrias. Em cada uma delas 130 soldados avançavam – segurando suas lanças e escudos – contra o inimigo. Foi o maior exército da Antiguidade, com estratégias de ataque e defesa implacáveis que seriam reproduzidas por séculos nos campos de batalha. A chave de seu sucesso era o funcionamento da equipe, com seu famoso “spirit de corps”: o soldado se preocupava com a centúria e a centúria se preocupava com o soldado. A responsabilidade e a dedicação do indivíduo em relação aos seus companheiros eram totais, assim como a certeza de que os outros 129 companheiros pensavam assim e ninguém seria deixado para trás em nenhuma circunstância.
A quantidade de elementos que compunham uma centúria não era por acaso. O número 130 corresponde à quantidade de rostos que, tradicionalmente, uma pessoa pode reter em sua mente e se preocupar em ter uma relação de comprometimento, amizade e interação social. Além disso, a fronteira dos sentimentos se torna difusa. Os romanos não inventaram a roda, mas aperfeiçoaram a máquina de fazer guerra contra exércitos mais numerosos e até mais valentes. O número é mantido até hoje no exército americano, uma companhia corresponde exatamente ao número de soldados de uma centúria romana. O sentimento dos componentes de uma brigada (1.500 homens) é diferente, é mais difícil que alguém arrisque a vida por outro.
O princípio romano de relacionamento foi comprovado cientificamente pelo pesquisador e antropólogo inglês Robin Dunbar. O grupo de convivência do primata era proporcional ao tamanho de seu cérebro. A partir daí ele comparou o cérebro dos primatas com o dos seres humanos e chegou à conclusão de que o grupo, o círculo ideal, na média, é de 147,8 membros. Para facilitar os cálculos e ajudar na memorização, Dunbar arredondou a cifra para 150. Outros pontos se conectam com o número Dunbar, como ficou conhecida a teoria. Análises de restos pré-históricos indicam que o grupo médio de componentes de uma comunidade nas cavernas do passado era de 148. Mas não é necessário recuar tanto no tempo, tribos indígenas da Dakota do Sul se separavam quando chegavam a 150 membros.
Facebook
O mundo gira, a Lusitana roda e um grupo de garotos americanos decide criar uma rede social que – através do computador – permita que eles consigam se aproximar das colegas sem tirar a bunda da cadeira. E sem ter de ficar vermelhos de vergonha pela falta de coragem de se aproximar das moças bonitas. Ou seja, a lei do mínimo esforço aplicada aos relacionamentos. A intenção até que pode ser nobre. O problema é quando esse instrumento de aproximação passa a existir por si mesmo. A competição para ver quem tem o maior número de relacionamentos virtuais gerou uma corrida para aumentar o número de seguidores, como se tivéssemos todos que ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar. Brincadeira de crianças. A página de estatística do Facebook diz que, entre os seus milhões de usuários, a média de amigos é de 130. Os romanos, meu caro, já sabiam disso.
*J. R. Duran, 59, é fotógrafo e escritor www.twitter.com/jotaerreduran

Manual do político honesto - Político bom é transparente, acessível, fiel a suas ideias e ciente de suas possibilidades

O político honesto é antes de qualquer coisa 100% transparente. Como já enfatizamos neste espaço, o homem público decente não teme que todos os seus atos no exercício do cargo sejam absolutamente explícitos. E a tecnologia nos dá infinitas possibilidades para isso. Um mandato transmitido em tempo real via web – com câmeras espalhadas pelos gabinetes e acompanhando todos os passos do mandatário –, por exemplo, é algo realmente fácil de conseguir hoje em dia. Seria a máxima de George Orwell ao contrário: o povo de olho em quem votou.

Político honesto é totalmente 2.0. Também utilizando as novas tecnologias, o mandato deve estar absolutamente conectado com a realidade das redes colaborativas da internet. Cada eleitor que queira imediatamente interferir em um projeto de lei ou sugerir ações para seu representante poderá entrar no site do político e editar suas ações. Tudo muito rápido, sem burocracia
nem intermediários. Conexão direta e honesta.

No plano ideológico, o político honesto é fiel às suas convicções. Durante a campanha, deve aprofundar as discussões sobre suas propostas, divulgá-las exaustivamente e se comprometer publicamente a trabalhar duro pela efetivação delas, sob pena de perder seu mandato. Não existe honestidade se o discurso é um e a prática é outra. E, num ambiente transparente e acessível, o acompanhamento e a cobrança vão existir sempre por parte dos eleitores.

Coisas impossíveis
No que diz respeito aos valores da sociedade, o político honesto deve estar inserido no seu tempo, ou seja, não pode ludibriar a população com causas e discursos presos ao passado. Deve olhar para o futuro, se distanciar de radicalismos e verdades absolutas, buscar a atuação eficiente do Estado e não cair em bobagens populistas. Honestidade é também saber o que se pode de fato fazer e não prometer coisas impossíveis em busca de votos ou popularidade.

É absolutamente compreensível o descrédito geral em relação à política. Mas, ao mesmo tempo, percebam que enquadrar nossos representantes em um universo de honestidade – o que mudaria toda a lógica de nossa sociedade – não é tão complicado assim.

Nas próximas eleições, tenhamos em mãos o manual do político honesto para lembrarmos na hora do voto que político bom é político transparente, acessível, fiel a suas ideias e ciente de suas possibilidades.

domingo, 12 de agosto de 2012

"PAPAI"

Existe um homem que se esmera no comprimento do dever para dar bom exemplo: Que fica humilde, quando poderia se exaltar; Que chora à distancia, a fim de não ser observado; Que, com o coração dilacerado, se embrutece para se impor como um juiz inflexível; Que, na ausência, usam-no como temor para evitar uma ação menos correta; Que quase sempre, é chamado de desatualizado; Que apenas fisicamente, passa o dia distante, na labuta, por um futuro melhor; Que, ao fim da jornada, avidamente regressa ao lar para levar muito carinho e, as vezes, pouco receber, Que esta sempre pronto a ofertar uma palavra orientadora ou relatar uma atitude benfazeja que possa ser imitada; Que, muitas vezes passa noites mal dormidas a decifrar os segredos da vida, quando extenuado, ainda consegue energias para distribuir energias; Que é tão humano e sensível, por isso, normalmente, sente a ausência do afeto que lhe é dado raramente e de forma pouco comunicativa. Que, vibra, se emociona e se orgulha pelos feitos daqueles que tanto ama. Esse homem geralmente, se agiganta e passa a Ser o valor inexorável quando deixa de existir para sempre. Nunca perca, pois, a oportunidade de devotar muito carinho e amizade àquele que é seu melhor amigo: SEU PAI.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Comoção e tristeza marcam o enterro de Osmar Sousa

Uma grande multidão acompanhou a missa de corpo presente e o cortejo fúnebre do ex-prefeito e empresário Osmar Sousa, falecido na tarde da última segunda-feira (30).

A missa foi presidida pelo Pe. Francisco Sales e co-celebrada pelos padres Wagner, Mairton e Antonio Mendes. Durante a homilia, Pe. Sales ressaltou a importância de Osmar Sousa para o desenvolvimento da cidade de Fronteiras, bem como o legado deixado pelo político e empresário. O cortejo foi acompanhado ao som da Orquestra Municipal de Campos Sales-CE.

Muitas pessoas de toda a região estiveram em Fronteiras para prestarem as últimas homenagens para Osmar Sousa, que foi sepultado por volta das 17:00h, no Cemitério Local.





Fotos: Fransquinho Foto Vídeo