quinta-feira, 28 de julho de 2011

Fronteiras Perde Seu Melhor Prefeito, Saudades...


JOSÉ PEDRO SOBREIRA
( DEZINHO )


Aos 27 dias do mês de agosto de 1930, nasceu na fazenda “Cruz das Almas”, pertencente à data Macacos do povoado de São Julião do município de Fronteiras – PI, o Sr. José Pedro Sobreira (Dezinho Sobreira) filho de Pedro Rodrigues Sobreira e Raimunda Ana da Silva.
Teve como irmãos do 1º casamento:
Otacília (in memoriam)
Ocília (in memoriam)
Carolina
Gualdi (in memoriam)
Severo I (in memoriam)
Severo II
Raimunda (in memoriam)

do 2º casamento:
Francisca
Francinete
Edgar

Passou sua infância na fazenda, trabalhando na roça, cuidando dos animais, especialmente de gado, exerceu sua primeira atividade profissional como vaqueiro, onde praticava a pegada de boi na caatinga (bioma natural do sertão nordestino), esporte que ele adorava, onde se tornou um grande admirador das festas de apartação (vaquejadas).
Trabalhando com seu pai comercializaram gêneros alimentícios transportados em lombo de animais (burros,jumentos e cavalos), da localidade “Caribas” no município de Novo Oriente – PI, onde moravam alguns de seus familiares como o Senhor Zé Sobreira, seu padrinho de batismo, homem rico,valente e respeitado.
O comércio cresceu, chegando ao ponto de comprarem um caminhão, de marca Chevrolet na década dos anos 50. Sendo um dos primeiros moradores de São Julião a possuir transporte próprio.
Seu pai sempre lhe confiou, dando-lhe total apoio nas suas iniciativas e decisões... Filho querido e amado, Dezinho com suas peculiaridades, como homem vaidoso e namorador conquistou o  coração da sua amada e querida “Teresinha Pereira” adquirindo,então outro caminhão, esse da marca GMC, utilizando para os diversos fins: comercial, social e esportivo.
Este caminhão era visto quase que diariamente em Fronteiras onde amigos e amigas de Dona Teresinha passeava com ela, dentre elas, cita-se Almerinda, Senhora de confiança do Sr. Norberto Ângelo Pereira (sogro do Dezinho).
O namoro se tornou firme e forte, participando de festas, leilões e outras atividades no interior.
 Daí aconteceu o casamento de Dezinho Sobreira com Teresinha Pereira, cerimônia essa realizada no dia 28 de setembro de 1957 na Igreja de São Miguel, em Pio IX. Tendo como padrinhos Zuca Berto e Lourdes Mota, Celso Ângelo e Toinha
Deste casamento tiveram 8 filhos:

Norberto Ângelo Pereira Sobreira (Advogado)
José Pedro Sobreira Filho (Advogado)
Francisco de Borja Pereira Sobreira (Eng. Civil)
João Agripino Pereira Sobreira (Acadêmico de Geografia-incompleto)
Miguel Ângelo Pereira Sobreira (Farmacêutico/Bioquímico)
Conceição de Maria Pereira Sobreira (Advogada/Teológa)
Ana Teresa Pereira Sobreira (Geográfa)
Rafaella Cínthya Pereira Sobreira (Ens.Médio)

Netos/Netas:

Samantha Sobreira (Comunicação/Jornalismo)
Juliano Pereira (Informática)
Sarah Sobreira (Advogada)
João Felipe (Adm. Empresa)
Halley Ângelo (Cirugião Dentista)
Stéphannie Cavalca (Advogada)
João Fernando (Estudante)
Scarllatti Ohanna (Estudante)
Maria Teresa (Nutrição/Serviço Social)
Samuel Pedro (Advogado)
Lavoisier D’Angellis (Farmácia)
Maria Alice (Acadêmica de Medicina)
Pedro Constâncio (Estudante)
Alexandre Borja (Estudante)
Lorena Sobreira (Estudante)
Letícia Pereira (Estudante)
Enzo Gabriel (Estudante)
Giovanna Pereira (BB)
Bisneto/Bisneta:
Ana Maria (Estudante)
Arthur Ângelo (BB)

Este casamento durou mais de 53 anos de entendimento, amor e compreensão. Durante este tempo surgiu à necessidade dele ir trabalhar no Maranhão, sendo que D. Teresinha ficou exercendo a profissão de Professora pelo Estado no município de Fronteiras.
            Quando ele voltou foi trabalhar no DNOCS como motorista, emprego arranjado pelo seu cunhado Dr. Edgar Pereira, através do  Deputado Federal João de Moura Santos, do DNOCS partiu para a política, sendo candidato a vereador em 1958. Quando São Julião ainda pertencia a Fronteiras, em função disto, foi um dos mais votados.
 Exerceu cinco mandatos de vereador, sendo sempre o mais votado da cidade; com seu trabalho ganhou a simpatia e apoio dos fronteirenses, quando o inesquecível Dr. Marcelo e sua mãe Dona Quinô. Lançaram sua candidatura a Prefeito. Sendo bem aplaudida e referendada pelo povo, Sobreira ganhou também o apoio do 3º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção) consagrando sua vitória.
 Governou Fronteiras com muito amor por seis anos, tendo na sua gestão como prefeito dois anos de prorrogação.
Teve ao seu lado a experiência e competência de Dona Zeneide Viana que o assessorou profissionalmente.
Através do Dr. Edgar Pereira, seu cunhado, profissional competente, tiveram a visão empreendedora, culminando com a implantação da fábrica de cimento Itapissuma S/A do grupo NASSAU, empreendimento que inaugurou a indústria de base no Piauí; em parceria com o Grupo João Santos e o apoio dos tios da sua esposa Jaime Pereira, Francisco Messias de Sousa e do Sr. Manoel Pereira Bezerra, construíram o AEROPORTO João Pereira dos Santos Filho.
A criação e posterior instalação da agência do Banco Brasileiro de Descontos -  BRADESCO, Banco do Brasil S/A.
No seguimento comunicações implementou o sinal de televisão através da Rede Clube de Televisão, afiliada da Rede Globo.
Nas telecomunicações, implementou telefone fixo convencional, conveniado com a TELEPISA.
No segmento infra-estrutura a construção dos primeiros conjuntos habitacionais COHAB e BELA VISTA.
Conseguiu junto ao 3º BEC a duplicação da Avenida sete de setembro, construção de QUADRA ESPORTIVA , além de obras diversas.
Na educação implantou o ensino médio “Logos II” (curso de capacitação profissional para professores) e o supletivo correspondente ao ensino fundamental, além do MOBRAL que já tinha.
Criou a primeira escolinha de alfabetização municipal, que foi entregue as dinâmicas professoras: Gêsa, Francisca Barbosa, Vilma e Verinha.
 Construiu duas salas de aulas no Colégio Benjamim Batista e duas no Ginásio Nossa Senhora de Fátima.
 Na saúde construiu duas enfermarias com 08 leitos cada no hospital  Norberto Ângelo Pereira, construiu Postos de Saúde em várias localidades.
Na agricultura sempre valorizou o homem do campo, construindo barragens, açudes, barreiros, poços artesianos, etc. levou água através de carros pipas as comunidades mais distantes e necessitadas, distribuiu sementes para o plantio, abriu e conservou estradas em todo município.
Realizou várias vaquejadas, esporte que ele mais gostava, trazendo fazendeiros, agricultores, misses, lideranças políticas como senadores, governador, deputados, prefeitos, vereadores, entre outros.
 Incentivou e apoio os esportes em todas as modalidades, em especial o futebol de campo, levando a seleção de Fronteiras a várias cidades do Piauí, inclusive participando do torneio intermunicipal.
 Recebeu uma comitiva de oito senadores da República Federal do Brasil entre eles o Exmo. Sr. Paulo Brossard, Alberto Silva e Valdão Varjão, somente três cidades do Piauí foi escolhidas pelo Senado: Fronteiras, Picos e Teresina.
 Recebeu do General João Batista de Figueredo, então Presidente da República distintivo condecorativo como “Bom Prefeito”, com gravação da letra “B” em bronze para os escolhidos.
 Foi recebido em Picos pelo Ministro Mário Andreazza, para falar sobre problemas de seca e marcou a sua ida a Brasília onde consegui mais carros pipas e novas frentes de serviços, sendo entrevistado pela jornalista Glória Maria, matéria que veio a público em rede nacional pelo Jornal Hoje da TV Globo e em outra oportunidade pelo jornalista Francisco José, matéria veiculada pelo Jornal Nacional da TV Globo.
Terminou assim o seu mandato como homem público.
Exerceu a atividade pública pautada nos princípios da moralidade, legalidade e transparência.
Finalmente manteve o compromisso, respeito, dedicação e carinho pelo seu povo.
Deus concede o tempo certo, no momento certo.
Tempo para plantar e colher, para chorar e sorrir,
Para amar e perdoar, para nascer e viver.
Tempo para voltar ao Pai e adormecer em paz.
Então compreendemos que tudo o que Deus fez, dura para sempre...

·         Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé.
José Pedro Sobreira (Dezinho Sobreira) partiu para o plano celestial por insuficiência respiratória às 12h30min. do dia 26 de abril de 2011  na sua residência em Teresina. Seu corpo repousa em paz no cemitério Jardim da Ressurreição.



quinta-feira, 21 de julho de 2011

OS 7 PECADOS DE UM PREFEITO CORRUPTO.

Preste atenção aos sinais que os prefeitos corruptos emitem, os principais são:

1 - Sinais exteriores de riqueza: Quando o eleito, amigos e parentes exibem bens de alto valor, adquiridos de uma hora para outra, como pick-ups, imóveis de luxo, jóias. Desconfie também quando o padrão de consumo não for compatível com a renda, como grandes viagens, festas ou despesas em bares e restaurantes.

2. Resistência a prestar contas: Se o prefeito dificulta o acesso à informação, especialmente sobre os gastos da Prefeitura, desconfie. Por lei, todo cidadão tem direito a esse tipo de informação. O município deve deixar à disposição da população, no serviço de contabilidade, uma cópia da prestação de contas do exercício anterior.
3. Falta crônica de verba: O orçamento da Prefeitura é calculado para cobrir os serviços básicos da cidade. Sinais de abandono ou negligência podem ser indicadores de má administração ou desvio de recurso público.

4. Parentes e amigos empregados:Uma dos artifícios mais utilizados para o pagamento de favores de campanha é a contratação de corregilionários, amigos e parentes no serviço público sem necessidade real.

5. Não divulgação dos gastos públicos (falta de transparência): A Lei Orgânica do Município obriga o prefeito a divulgar diariamente o movimento do caixa do dia anterior. Ele também deve tornar público o balancete mensal da Prefeitura.

6. Transferências de verbas orçamentárias: Remanejamentos de grandes somas são suspeitos. Desconfie de transferências de verbas acima de 5%. O prefeito pode subverter todas as prioridades originais com grandes transferências entre as rubricas. Isso pode em algumas situações ser feito para atender necessidades emergenciais, mas na maioria das vezes é feita para atender interesses eleitorais e pessoais dos prefeitos.

É preciso uma análise cuidadosa das transferências, e elas deveriam ser analisadas pela Câmara Municipal.

7. Perseguição a outros administradores honestos: Os corruptos tentam eliminar qualquer obstáculo ao seu esquema de enriquecimento ilícito. Um sinal de que há corrupção é quando há perseguição a administradores honestos. Se o seu prefeito comete pelo menos um desses "pecados" fique de olho, reúna provas e denuncie.

Vamos lá cidadãos!
NOTA: SE ALGUNS DESTES EXEMPLOS OCORREM EM FRONTEIRAS-PI, É MERA COINCIDÊNCIA.

Funcionário público é parasita ?

Fica bem no pensamento da nossa direita esquizofrénica, culpar o funcionário público pelos males do país. Para alguma gente que por aí escreve em blogs e colunas de opinião, o funcionário público é um parasita que vive à custa dos impostos, desbaratando o dinheiro que os funcionários da coisa privada preferiam gastar em viagens às Caraíbas e festas de espavento.
O funcionário da coisa privada esquece as prebendas de cartões de crédito sem plafonds e os passeios em automóveis topos de gama pagos pelos consumidores que compram os produtos e serviços das suas empresas a preços muito superiores ao seu valor real, para lhes alimentar os luxos.
Os impolutos funcionários da coisa privada, sejam meros respigadores ou altos funcionários, esquecem que todos os dias, quando depositam os filhos na escola pública às 8 da manhã e os resgatam às sete da tarde, obrigando-os a cumprir um horário de trabalho superior ao seu, deveriam estar agradecidos às funcionárias que os recebem de manhã, à porta da escola, com um sorriso, que os segue atentamente durante os tempos de recreio e tem sempre um gesto ou palavra de conforto, quando choram.
O funcionário público não é o mangas de alpaca, calaceiro avesso ao trabalho que muitos portugueses gostam de caricaturar.É o professor que se esforça por dar aos seus filhos uma formação que lhes permita singrar na vida, o director que, preocupado com o sub rendimento escolar de algum aluno convoca os pais para reuniões- a que a maioria falta- onde os procura alertar para as disfunções familiares e sociais que podem influenciar o rendimento educativo dos seus filhos.
O funcionário público é a educadora de infância que substitui as mães atarefadas na sua vida profissional, sem tempo para ouvir os queixumes dos filhos, o médico ou enfermeiro que socorre a criança que teve um acidente na escola, ou o polícia que a livrou de um assalto.
O funcionário público é o homem que nos recolhe o lixo todos os dias à porta de casa, o que ouve com paciência de Job os queixumes de gente desprevenida que se endividou sem nexo e agora procura que alguém a salve dos glutões, exigindo ( quantas vezes mal educadamente) uma solução para a sua incúria.
O funcionário público é aquele que passa os dias a trabalhar na defesa dos direitos dos cidadãos, propondo legislação que permita construir uma sociedade mais justa, ou se esforça a produzir informação sobre ambiente e as armadilhas que a sociedade de consumo reserva aos cidadãos.
O funcionário público é o jurista que os aconselha em momentos de aflição, é o obreiro de um país mais civilizado e mais justo, de que todos nos deveríamos orgulhar. É o funcionário do INEM que nos socorre num momento de aflição, o médico do serviço de urgência, o recepcionista que preenche a ficha de utente.
É contra estes cidadãos que a sociedade portuguesa afila os dentes, exigindo o seu despedimento e a redução dos seus salários. Será justo?
FONTE: Antonia S. Ribeiro

segunda-feira, 18 de julho de 2011

DIGA NÃO A CORRUPÇÃO

Nas marchas as atividades são:


Ficalizações de obras e convenios;
Aulas de cidadania;
Ocupação cívica;
Divulgação de casos, encontros
Criação de núcleos fiscalizatórios, etc.




A AÇÃO VIGILANTE DA SOCIEDADE!


A sociedade brasileira vive um importante momento para seu amadurecimento ético. A conjuntura nacional tem estimulado debates positivos sobre a corrupção e seus males.

 
A corrupção é um mal que se desenvolve dentro e fora dos governos. A sua ação é devastadora nos planos material e espiritual. 

Ela corrói e desfigura a moral do indivíduo da administração e das políticas. O resultado segue quase igual a um tsuname que parece não conhecer obstáculos, mas eles existem: 
 
 
A espiritualidade do povo sofre diretamente com a sua ação. A falta de confiança e esperança tem repercussão devastadora na individualidade e no conjunto social. 

Seres sem esperanças no futuro constroem o seu presente como podem e sem respeitar regras, o que funciona como alimento para a corrupção que se alastra não só por desvio de verba, mas por falta de esperança.
 
 
Os brasileiros diante dos mais de 500 anos de corrupção devem buscar construir um sistema de controle popular dos recursos públicos. Esta ação se impõe como meio alternativo e viável para estancar ou amenizar os efeitos maléficos deste mal.
 
 
A SOCIEDADE, enquanto força ativa nos processos de mudança precisa priorizar mais o controle dos gastos públicos. Os desvios e mau gerenciamento se refletem na vida de todos. Isto porque faltarão médicos, medicamento, merenda escolar, saneamento básico, etc.
 
 
Nesta conjuntura o papel da sociedade civil é relevante. A sua relação com agentes corruptos deve se moldar no sentido de não esperar apenas pela ação policial do Estado e seus controles. A construção de um tecido social resistente e repressor se faz imperativo. 

O custo moral a ser cobrado dos agentes corruptos e daqueles (as) que os auxiliam deve fortalecer a ponto de desestimular tais comportamentos.
 
 
O conhecimento da origem, destino, aplicação e prestações de contas dos recursos públicos são possíveis diante da legislação brasileira, o que garante um controle social rígido e eficaz.
 
 
O exercício destes direitos e exemplo da militância cívica pode ser o caminho para impedir os efeitos devastadores da ação tsunâmica da corrupção.
 
 
Irradiantes de energia marchamos construindo o futuro que também será seu, por isso faça parte desta luta.

 

DADOS SOBRE A CORRUPÇÃO
   
O Brasil gasta R$ 69 bilhões com a corrupção.



O custo da corrupção no Brasil é estimado entre R$ 41 bilhões e R$ 69 bilhões por ano, o que corresponde a aproximadamente 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. É o que revelou um estudo da Fundação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), divulgado em 2010.


 
Para se ter uma ideia, se esses valores fossem investidos em educação, o número de matrículas do ensino fundamental saltaria para 51 milhões, um aumento de 47,%, que beneficiaria 16 milhões de estudantes. 

 

O controle dos gastos com corrupção faria quase dobrar o número de leitos nos hospitais. Atualmente, a rede pública de saúde dispõe de aproximadamente 370 mil leitos. Poderiam ser construídas, ainda, cerca de três milhões de moradias. 


O ranking elaborado pela ONG Transparência Internacional mapeia a corrupção em 180 países. O Brasil ocupa a 75ª colocação. De acordo com a classificação, recebe nota dez o país com menores índices de corrupção. O Brasil obteve nota 3,7, com desempenho inferior à média mundial, que é de quatro pontos



Com o valor subtraído anualmente dos cofres públicos municipais, estaduais e federais, seria possível construir milhares de casas populares, que poderiam propiciar moradia de boa qualidade para milhões de brasileiros.



A CORRUPÇÃO DEIXA MAIS SECO O SERTÃO

Milhões de reais são destinados a obras como poços, barragens, eletrificação rural, estradas, etc. para o sertão. Obras que gerariam mais emprego e mais conforto aos camponeses. Desde o império os governos tentam melhoras as vidas dos sertanejos, contudo os desvios de verbas e escolha de gestores desonestos têm inviabilizado a melhoria de vida dos povos do sertão. 


A falta de chuva mata as plantações, mas a corrupção mata lentamente os lavradores, seus sonhos e inviabilizam o futuro digno às novas gerações de camponeses. 


Para que esta situação mude é preciso que você REAJA! 

Neste sentido a Força Tarefa Popular conclama o povo a fiscalizar as contas públicas, denunciar os desvios e tirar os corruptos da vida política escolhendo gestores de passado e presente com FICHA LIMPA.
  


A CRUZ QUE CARREGAMOS

Os efeitos da corrupção se estendem a toda sociedade. São vítimas de suas consequências todas as camadas sociais, contudo, as pessoas não sentem seu efeito diretamente, muito menos, conseguem identificar o corrupto como tal. 

Geralmente em escritórios e gabinetes e utilizando apenas uma caneta promove sua ação devastadora sobre as políticas públicas. Tão sutil é sua ação que é comum serem eleitos e reeleitos para funções públicas onde o povo, com suas próprias mãos, eleva o seu carrasco.
A participação dos eleitoress de forma ativa elegendo corruptos e a sociedade se omitindo no processo de fiscalização e denúncias criam uma conjuntura de difícil aceitação e compreensão.

 
Ao tempo em que os corruptos ganham espaços provindos das urnas a sociedade perde qualidade de vida. Perder qualidade de vida é sofrer com um braço quebrado sem ter médico e/ou remédio que possa estancar a dor, é morrer de parto dentro de um hospital, é passar fome, é não ter luz elétrica em casa, é olhar o horizonte e não conseguir ver as cores do amanhecer, em resumo, é viver num inferno com tortura cotidiana.

 
Acrescenta-se a esta situação a ineficácia do Estado de suas instituições. 

A demora do judiciário em julgar e punir e a omissão do Ministério Público em exercer seu poder fiscalizatório agravam a sensação da impunidade. Não se pode deixar de registrar que atualmente se observa alguma mudança e aumento da repressão, mas se poderia fazer muito mais. 

No Piauí, a Força Tarefa Popular, há 09(nove) anos, encaminha a todos os Promotores de Justiça Petições de Cidadania Ativa requerendo que tomem medidas legais no sentido de que os prefeitos prestem contas e que o povo possa fiscalizá-las, como determina o art. 31, §3º, CF. 

Poucos membros do Ministério Público tomaram alguma medida. 

A omissão destes agentes do Estado é sem dúvida um dos grandes componentes para o afastamento do povo ao acesso as contas públicas, o que poderia inibir desvios de verbas.

 
Os militantes da luta contra a corrupção de várias formas tentam alertar a sociedade para os efeitos desta peste, porém, poucas são as ações reativas que possam estancá-lo. Todos estes elementos e outros mais formam a PESADA CRUZ INVISÍVEL que toda sociedade carrega. Na caminhada do dia-a-dia não percebemos o peso e a tortura a qual estamos vivenciando.

 
VOCÊ PODE FISCALIZAR AS CONTAS DO SEU MUNICÍPIO

Você pode achar impossível ver e fiscalizar as contas dos prefeitos, mas não é. Qualquer cidadão pode ter acesso às prestações de contas. Este direito é assegurado pela Constituição Federal.

A constituição federal obriga todos os prefeitos prestarem contas e assegura a qualquer pessoa fiscalizar a documentação para ter certeza se o que as notas fiscais e recibos dizem foi de fato executado. Você pode ver as folhas de pagamento, processos de licitação, quanto ganha o prefeito e os parlamentares. Não precisa ser vereador, deputado ou senador. Basta ser CIDADÃO.

 
Para facilitar a fiscalização popular a FTP encaminhou a todos Promotores de justiça PETIÇÕES DE CIDADANIA ATIVA requerendo que tome as medidas legais para garantir o acesso do povo as contas públicas. Procure o  Promotor de Justiça para saber o que já foi feito neste sentido. 


AS LEIS QUE OBRIGAM OS PREFEITOS A PRESTAREM CONTAS E DA AO POVO DIREITO A FISCALIZAR.


Art. 31, § 3º, Constituição Federal: § 3º - As contas dos municípios ficarão, durante sessenta dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei.


Art. 35, § 1º, Constituição do Estado: estabelece claramente no § 1º que “os balancetes mensais, à proporção que forem elaborados, ficarão trinta dias à disposição do público, para os fins previstos neste artigo”. 

 

O prazo para prefeitos e câmaras prestarem contas é 60 dias findo cada mês, art. 33, II, CE.



Lei de responsabilidade Fiscal – art.49 determina que: “As contas apresentadas pelo Chefe do Poder Executivo ficarão disponíveis, durante todo o exercício, no respectivo Poder Legislativo e no órgão técnico responsável pela sua elaboração, para consulta e apreciação pelos cidadãos e instituições da sociedade”.


 
Caso encontre algum obstáculo denuncie ao Promotor de Justiça, à imprensa, organize manifestações, ajuíze ações, mas não fique parado.  

II FEIJOADA VIP DE FRONTEIRAS

Acontecerá em Fronteiras no dia 23/07 a II FEIJOADA VIP, na Churrascaria do Ângelo Mauro. O evento, restrito a convidados, será animado com muito forró Pé-de-Serra.


Organização: Fernando Sobreira e Mauro.

X Marcha contra a Corrupção chega à Fronteiras

A X Marcha contra a Corrupção chegou a cidade de Fronteiras na manhã de hoje (16).
Os militantes da Força Tarefa Popular, articulação da civil que envolve cidadãos, sindicatos e associações com a finalidade de combaterem a corrupção, fizeram uma caminhada pelas principais ruas e panfletagem na feira livre da cidade.
Durante a tarde os militantes fiscalizaram a execução de convênios realizados entre a Prefeitura Municipal de Fronteiras e o Governo Federal. O advogado Arimateia Dantas, coordenador do movimento concedeu uma entrevista na Rádio Fronteiras FM, onde falou sobre os objetivos da marcha.
Durante a noite os militantes realizaram uma panfletagem na praça Protásio Gomes e divulgaram o encontro com a sociedade fronteirense que será realizado no espaço da Câmara Municipal de Fronteiras, neste domingo às 19:00h.

FONTE: Fronteiras On Line

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Eleitor de Fronteiras-PI fique de olho: Improbidade administrativa.

É a designação técnica para a corrupção administrativa. Qualquer ato praticado por administrador público contrário à moral e à lei; ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições.

Entre os atos de improbidade estão o enriquecimento ilícito, o superfaturamento, a lesão aos cofres públicos, o "tráfico de influência" e o favorecimento, mediante a concessão de favores e privilégios ilícitos, e a revelação de fato ou circunstância de que o funcionário tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo. 

terça-feira, 12 de julho de 2011

X Marcha contra a corrupção vai percorrer de Pio IX a Fronteiras

A décima edição da Marcha contra a Corrupção será lançada na manhã desta quinta-feira (7) no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Este ano a marcha vai percorrer 154 km. A saída de Teresina será às 9 horas do dia 13 de julho, após Ato Público na Praça da Liberdade. Os marchantes serão acolhidos no início da noite na cidade de Pio IX, onde ficarão até a madrugada do dia 15 de julho, quando partirão em caminhada para a cidade de Fronteiras, zona Sudeste do Piauí.  
O coordenador da iniciativa no estado, o advogado Arimatéia Dantas, avisa que na ocasião será realizado debate sobre o Orçamento do Ministério Público e do Poder Judiciário e o reflexo na impunidade dos agentes corruptos. “Também discutiremos a contribuição da sociedade civil para reverter esse quadro”, destaca Dantas. 
O presidente da OAB-PI, Sigifroi Moreno afirma que a Marcha é uma demonstração da insatisfação do povo brasileiro, que sofre com um dos maiores índices de corrupção do mundo. “Apoiamos a ideia porque não podemos nos furtar dessa luta tão importante em defesa da sociedade”, ressalta Sigifroi Moreno.  
O cronograma prevê caminhada diária, atividades de fiscalização nos municípios, como visitas às Câmaras de Vereadores e a obras inacabadas, além de capacitação sobre a fiscalização da utilização do dinheiro público.
FONTE: Fronteiras OnLine